AICEP| Santiago Chile
Chile
Santiago do Chile é uma cidade muito dinâmica em termos culturais e artísticos, sendo o palco de várias exposições permanentes e festivais de interesse do grande público.

A cidade apresenta rasgos arquitetónicos muito variados, desde bairros construídos no início da colonização espanhola até aos atuais edifícios “todos futuristas” que se encontram na Sanhattan, maior centro financeiro da cidade.
O Centro Histórico
A melhor forma de visitar o centro é perdendo-se pelas suas ruas pedrestes ou nas suas inúmeras galerias que atravessam os edifícios e que estão cheias de lojas para todos os gostos. Para isso deve-se viajar até à estação de Metro Universidad de Chile (Linha 1) ou até Plaza de Armas (Linha 4) e caminhar. Aqui na Plaza de Armas encontraremos vários edifícios emblemáticos como os Correos de Chile, a Municipalidad de Santiago, a Bolsa de Comercio e a Catedral Metropolitana, os quais rodeiam a praça e marca o Km 0 do país. Muitos dos edifícios antigos do centro histórico da cidade já não existem devido aos frequentes terramotos que se fazem sentir no Chile e a alguns incêndios que se registaram no passado, mas o centro ainda mantêm o traçado original e os nomes das ruas. Ao final da tarde e, principalmente, aos fins-de-semana, o centro converte-se num grande teatro urbano com muitos postos ambulantes e feiras de artesanato, sobretudo no Paseo Ahumada e na Rua Huerfanos.
Pela rua Compañía, encontramos o antigo Congreso de la República e logo em frente o Palacio de Tribunales. Logo a seguir o Paseo Huerfanos permite-nos chegar ao Cerro Santa Lucía, o qual é o ponto referencial da conquista espanhola, com pontos de vigia e canhões. Na rua Agustinas com San Antonio encontramos o Teatro Municial de Santiago e se caminharmos em direção a oeste pela rua Moneda encontramos o Palacio de la Moneda, sede do Governo.
Na Plaza de la Constituición encontramos estátuas de figuras emblemáticas da história nacional, e o Centro Cultural de La Moneda, na parte subterrânea desta praça, conta com exposições permanente de alto nível bem como exposições itinerantes internacionais. No centro é onde podemos encontrar a maior parte dos Museus: Museu Histórico Nacional, Museu Arte Sacro, Museu Postal e Telegráfico, Museu de Santiago (Casa Colorada), Igreja e Museu de la Merced, Igreja de la Compañia, de Santo Domingo e Agustinas (todas com um grande valor patrimonial e arquitetónico), Museu de Arte Precolombino, Igreja e Museu de San Francisco (igreja colonial que alberga uma excelente coleção de arte colonial andina), Museu de Bellas Artes (símbolo das celebrações do primeiro centenário da independência do Chile, o qual conta com coleções chilenas e internacionais e tem sempre exposições temporais de notável qualidade), etc. Já um pouco mais afastado do centro encontramos no Parque Quinta Normal, o Museu Ferroviário e o Museu Nacional de História Natural, um dos mais antigos da América.
Muito perto daqui pode-se visitar Matucana 100, um centro cultural com menos de uma década, o Museu da Memória e dos Direitos Humanos, e a Biblioteca de Santiago, na qual são lecionadas as aulas de português oferecidas pelo Instituto Camões.
Uma vez ao ano museus importantes da cidade abrem as portas até à meia-noite e de forma gratuita – Museos de Medianoche. É um projeto que pretende aproximar o público da cultura, património e artes visuais. Há poucos anos foi inaugurado o Centro Cultural Gabriela Mistral (GAM) em frente ao Metro Universidad Católica, onde recentemente fizeram um ciclo sobre Fernando Pessoa e tem sempre exposições e manifestações artísticas de variadíssimas áreas, como meditação, grafitti, teatro, fotografia, etc. Em geral a cidade tem esculturas em todas as praças, entre elas existia o busto do poeta Luís de Camões, o qual desapareceu há meses atrás.
Durante o mês de Janeiro o centro de Santiago recebe o “Teatro a Mil”, atividade que leva a dramaturgia aos santiaguinos de forma simples e direta e com um cartaz muito variado.
Os edifícios patrimoniais e históricos mais importantes, incluindo o Palácio de La Moneda abrem as suas portas ao público, todos os anos, no último domingo de Maio, no “Día del Patrimonio” evento familiar e muito popular o qual é acompanhado por danças e eventos na rua.
O Barrio República concentra muitas universidades e é um mix de antigas mansões do século XIX com arquitetura moderna.
O Barrio Bellavista é um dos bairros mais emblemáticos da cidade e é conhecido por todos, principalmente por ser um bairro boémio. Este bairro situa-se entre o Río Maponho e o Cerro San Cristóbal, há décadas atrás foi bairro da classe alta, atualmente é o ponto de encontro das noites de Santiago e destaca-se também pela sua particular arquitetura. Neste bar encontramos a mistura perfeita entre a gastronomia, a arte e o entretenimento.
O património cultural do bairro tem como expoente máximo a casa Museo La Chascona, que pertenceu ao poeta Pablo Neruda. E também podemos encontrar teatros de grande importância a nível nacional como San Ginés, o Centro Mori e o teatro Bellavista, entre outros.
Em pleno centro do bairro encontramos o Patio Bellavista, localizado na rua Constituición, este lugar reúne restaurantes, pubs e espetáculos artísticos.
Além o Patio, ainda podemos encontrar muita variedade de restaurantes, pubs, discotecas e salsotecas nas ruas Pío Nono, Dardignac, Antonia López de Bello e Santa Filomena.
Barrio Providencia. Este bairro é um dos mais típcios da capital apresentando uma grande oferta comercial, gastronómica e locais noturnos. Neste bairro encontramos dois dos melhores parques de Santiago: Balmaceda, entre a Plaza Itália e Puente Arzobispo, e o Parque Uruguay, que vai desde o Puente do Arzobispo até este. Nesta zona podemos encontrar centros comerciais, livrarias, cafés e lojas pequenas de estilistas. Na galeria comercial Drugstore podemos encontrar também variasíssimas lojas e um café onde se reunem artistas e intelectuais. Um dos sítios mais notáveis da zona é o Parque de las Esculturas localizado na margem do rio Mapocho e à altura da Av. Pedro de Valdivida, o qual mostra a melhor arte local. A Municipalidad de Providencia, localizada no Palacio Falabella também é um exemplar arquitectonico único.

Parque de las esculturas
Por último a beleza desta zona da cidade culmina no Parque Metropolitano de Santiago, o qual chega até ao cimo do Cerro San Cristóbal onde está uma escultura gigante da Virgem Maria e tem uma vista única para a cidade.