Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Onde o Oriente e o Ocidente se Unem
Onde o Oriente e o Ocidente se Unem

Ayda Tezsezen | C14

 

EBRD - Eropean Bank for Reconstruction and Development

 

Instambul | Turquia

 

A Turquia foi um destino inesperado, pois tenho dupla nacionalidade, Portuguesa e Turca, e não estava à espera de voltar ao país onde já vivi 16 anos. Mas 4 anos após viver e estudar em Portugal apercebi-me melhor das diferenças, dos valores e dos traços culturais de que gosto tanto, e que deixam qualquer pessoa constantemente surpreendida, pois é um destino de contrastes; uma mistura de heranças do Império Otomano e de uma Turquia moderna.

Istambul tem a dinâmica das cidades mais ocidentais e uma mística única herdada de uma história cheia, num cenário de contos de fadas. Ao contrário do que as pessoas pensam, a Turquia é o único país moderno Muçulmano que separa a religião do Estado. É um país de maioria muçulmana mas que adoptou a lei Suiça e Francesa desde há mais de 100 anos. Na verdade, a Turquia é conhecida como um centro de tolerância religiosa e um dos países do mundo que oferece maior flexibilidade e oportunidade de culto. Para além disso, o centro Ortadoxo permanece em Istanbul, onde o Patriarca reside.

Pela minha percepção, e também pela vivência que acompanho dos meus colegas e amigos estrangeiros, a Turquia é um país muito acolhedor, com uma hospitalidade ímpar. As pessoas estão sempre dispostas a ajudar e, mesmo que nao saibam falar Inglês, expressam-se sempre de maneira compreensível e cooperante. Todos acorrem a oferecer ajuda para o que surja, mantêm contacto, são bons conversadores, motivados em desmistificar a idea da Turquia como um país dominado por uma cultura Islâmica e conservadora.

Sem duvida, o mais típico da Turquia é regatear o preço. Sem ser nas cadeias internacionais, no dia-a-dia tudo pode ser negociado, desde a renda de casa à despesas diárias.

Quanto à questão da liberdade das mulheres no país, outro tópico que suscita muitas ideias preconcebidas e erradas, a verdade é que as mulheres são muito modernas e bastante activas na vida empresarial. Não, não existem ‘burkas’ na Turquia, nem a Turquia é um deserto, nem as mulheres se trocam por camelos. Istambul, embora não seja a capital, tem uma população de 15 milhões de pessoas, sendo a cidade com mais habitantes do país e a mais cosmopolita.

É também a única cidade do mundo que pertence simultaneamente a dois continentes, Europa e Ásia. Vê-se uma quantidade exorbitante de pessoas e carros na rua, e vêem-se, principalmente, táxis amarelos por todo o lado. Vivendo nesta cidade, vem a saber-se que os táxis são famosos por não serem de confiança e, muitas vezes, aldrabarem as pessoas estrangeiras, mas no geral há muita oferta e são baratos, comparando com Portugal. Claro que é preciso ter sempre cuidado porque nunca admitem que não conhecem um qualquer destino e pode-se acabar por dar algumas voltas extra.

À beira mar, Istanbul é rodeada de um lado por ruínas e por palácios do tempo dos Sultões do Império Otomano, ‘skyscrapers’ por outro e florestas que dão um ar misterioso e elegante à cidade.  

 

Created By: Ayda Elif Cardoso Taveira Da Mota Tezsezen
Published: 14-07-2010 9:20

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto