Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > A Visão espanhola das empresas portuguesas
A Visão espanhola das empresas portuguesas

 

Pedro Peixoto

SonaeSierra

Madrir - Espanha

 

 

Sendo a Sonae Sierra há vários anos líder de mercado em Portugal na sua área de negócio (propriedade e gestão de centros comerciais), a internacionalização foi um passo evidente aplicando o know-how adquirido a outros mercados. Neste momento encontra-se já em vários países tais como Espanha, Alemanha, Itália, Grécia, Roménia e Brasil. Naturalmente, o país de “nuestros hermanos” é uma forte aposta, gerindo no momento 11 Centros Comercias em pleno funcionamento.
O meu estágio está a ser realizado na equipa de gestão de um centro comercial em Madrid. As equipas de gestão são geralmente reduzidas sendo todos os serviços prestados por empresas subcontratadas cabendo a cada responsável de serviços gerir estes contratos, sempre com o apoio do Backoffice da Sonae Sierra e seguindo directivas gerais da empresa. Devido à minha formação em engenharia naturalmente fui integrado a área de operações que comporta a gestão e manutenção do edifício e coordenação de todos os operacionais do Centro, além de implementação e reporting de medidas meio ambientais.
A equipa de gestão do Centro Comercial em que me encontro é formada apenas por nativos, sendo eu o único português em funções. Desta forma pareceu-me interessante recolher o testemunho de várias pessoas de nacionalidade espanhola sobre a presença de uma empresa portuguesa em Espanha. Seguramente que vários estudos e análises foram realizados de forma a suportar o investimento num país tão próximo de Portugal mas a visão de espanhóis depois de alguns anos de colaboração com uma empresa portuguesa será seguramente distinta e valiosa. Desta forma chega-se a uma análise SWOT sem nunca esquecer que se trata da visão de profissionais espanhóis sobre uma empresa portuguesa a operar em Espanha.
Em síntese, a minha visão sobre a internacionalização de empresas portuguesas incide principalmente na cooperação, formando associações de empresas, clusters ou joint-ventures de forma a vencer o efeito escala da concorrência e retirar desta união sinergias positivas que conduzam a um maior sucesso. Se pensarmos que uma empresa como a Sonae Sierra, apesar do seu notável sucesso fora de portas, tem as suas dificuldades noutros mercados, poderemos imaginar o que sucede com a maioria das PME’s portuguesas que apostam no estrangeiro. O sucesso da internacionalização das empresas portuguesas é e continuará cada vez mais a ser uma realidade abrindo ainda mais as portas a profissionais portugueses num mundo cada vez mais global.
 
Visão espanhola das empresas Portuguesas:
Created By: Bruno Dinis
Published: 13-06-2008 15:20

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto