Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Flash Back
Flash Back

Excerto do trabalho de análise ao modelo de negócios do grupo californiano Sequoia Capital, realizado por André Fonseca - C9 (20006).Hoje, assistimos, a um constante aparecimento de empresas no sector das novas tecnologias e que se traduz em novas ideias de negócio e novos nichos do mercado. Esta situação, pode ser observada em particular, nas áreas da Internet e dos computadores, onde ainda existe um grande conjunto de oportunidades por explorar.

As universidades norte americanas têm-se revelado um “ninho” fértil para a emergência de novos conceitos e ideias através de uma política de incentivo à iniciativa e à criatividade individual que caracteriza a cultura norte-americana. São muitos os que apostam no mundo dos negócios, quer adquirindo experiência profissional, quer criando a sua própria empresa (Startup’s). Muitas das mais famosas empresas dos nossos dias surgiram da mistura de jovens com ideias, de muita vontade, perícia, know how e algum génio. No início, algumas dessas pequenas empresas tiveram como primeira sede uma garagem ou a própria casa dos fundadores, mas rapidamente se tornaram empresas mundialmente conhecidas. Contudo, tudo isto só foi e é possível com uma fonte de capital que dê forma aos sonhos mais ambiciosos. Na retaguarda deste sucesso, estiveram grupos financeiros ou outras empresas, que forneceram não apenas o financiamento mas também aconselhamento e orientação. Uma destas empresas “fornecedoras” é a Sequoia Capital. Empresas de renome internacional como a Google, Apple, E-bay entre outras, são alguns exemplos de empresas que floresceram graças, também, ao investimento e orientação da Sequoia Capital. 

O que concluir acerca dos motivos que levaram a Sequoia Capital a investir em projectos como estes? É possível observar que em todas a empresa descritas, os fundadores, revelam grande empreendedorismo. Todas estas empresas, tentaram responder a uma necessidade que se manifestava no mercado, e que os seus fundadores concluíram poder ser atendida. Todas elas, são bastante claras, nos seus objectivos, a Google tinha por objectivo a criação de um motor de busca mais rápido, a Apple a de fornecer computadores pessoais ao público comum, a eBay de descobrir as implicações de um página de leilões de Internet, e a Electronic Arts a criação de jogos de computadores, etc..  

“As universidades norte americanas têm-se revelado um “ninho” fértil para a emergência de novos conceitos e ideias “ 

Estes factores correspondem, a alguns dos critérios que se impõem como factores de decisão para o financiamento da Sequoia Capital. Mas há ainda outro ponto que merece reflexão ao analisar-mos um pouco melhor estes critérios - todas estas empresas tiveram um início bastante humilde e de parcos recursos humanos e financeiros - no entanto, graças ao esforço e trabalho inicial, conseguiram singrar e vir a ser um ponto de referência no mercado em que actuam.

Os critérios de selecção da Sequoia Capital, são um factor crítico do seu sucesso. De facto, poderíamos mesmo dizer, que o que dita o sucesso de uma empresa de Venture Capital ou de Business Angel são os seus critérios de financiamento, pois o sucesso das empresas financiadas acaba por ser um reflexo da empresa investidora

Created By: Teresa Jeremias
Published: 21-02-2008 12:50

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto