Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Go Limpets, um projeto de criação de lapas na Ilha da Madeira da autoria do Vítor Vieira C08
Go Limpets, um projeto de criação de lapas na Ilha da Madeira da autoria do Vítor Vieira C08

Vítor Vieira | C08 | Mercedes AMG | Estugarda | Alemanha

Vítor Vieira

O C8 Vítor Vieira cresceu na Madeira e sempre desejou conhecer melhor o país e o mundo. Durante a 8ª edição do INOV Contacto estagiou na Alemanha, aí tendo permanecido a fazer um doutoramento.

Após uma década na Alemanha, o Vítor, durante um período de férias na costa do Mar Negro, ao jantar num restaurante de mexilhão frente ao mar, observou a estrutura de cordas onde crescia o mexilhão. Nesse local idílico questionou-se “porque não temos isto na Madeira em relação às lapas? Tenho trabalhado os últimos 10 anos em inovação...O que podemos fazer com isto”?

Recordando-se de que na Madeira são consumidas 150 a 180 toneladas de lapas por ano, o que não é sustentável e está a esgotar a costa tal como aconteceu em algumas ilhas dos Açores, pensou num projeto que respeitasse e promovesse o ambiente

Surgiu assim o projeto Go Limpets (GL), cujo objetivo é criar lapas em aquacultura, de forma sustentável e aproveitar todo o seu ciclo de vida.

Trata-se de uma empresa de marisco, estabelecida na indústria regional madeirense. Como operação familiar tem uma profundidade única de experiência, paixão, orgulho pessoal e investimento no negócio. A GL pretende criar lapas em cativeiro, simulando o seu habitat natural - as águas ricas da Ilha da Madeira, de uma forma sustentável, ecológica e saudável. Outro objetivo consiste em aproveitar os desperdícios do consumo (70% do peso das lapas é casca) num sistema de economia circular.

Refira-se que esta missão se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, designadamente: o Objetivo 12: Consumo e Produção Responsável e o Objetivo 14: Vida marinha.

+ informação aqui.

Share on Facebook
Created By: Isabel Azevedo
Published: 12-10-2021 14:00

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto