Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > “Nós portugueses não somos bons...somos muito bons!”
“Nós portugueses não somos bons...somos muito bons!”

Afonso Rodrigues | C23 | Embaixada de Portugal | Cidade do Panamá, Panamá

Comemoração oficial 10 Junho 2019, Panamá
10 de Junho 2019 – Embaixada de Portugal no Panamá
 
"Quando o Sr. Embaixador Pedro Pessoa e Costa me lançou o repto de assumir a condução da cerimónia oficial do 10 de Junho logicamente que fiquei... aterrorizado.
Fiquei assim pois desconhecia por completo os moldes em que se passaria e só me ocorriam milhares de coisas por organizar e a presença das pessoas mais proeminentes do Panamá. Ainda assim, como se deve fazer com qualquer desafio interessante, há que pôr mãos à obra e sabia que toda a equipa da Embaixada estaria de corpo e alma no processo.
Ultrapassadas as questões logísticas de local, catering, patrocinadores, bebidas e listagem de convidados, incumbia-me preparar a condução da cerimónia.
 
Aproveitando as maravilhosas praias do Panamá recordo-me estar em plena Playa Venao (destino de surf bastante conhecido na costa Pacífico) a preparar esse mesmo texto, seguindo algumas diretrizes que o Sr. Embaixador já me havia facultado, em função dos vários momentos e reconhecimentos que a cerimónia iria ter.
 
Entretanto, chegou o dia 10 de Junho, dia atribulado de trabalho como já esperávamos, com convites de última hora, confirmações inesperadas de membros da comunidade portuguesa (que fizemos questão que estivesse em massa), gravação dos hinos do Panamá e Portugal, etc...
 
Chegou a hora e os convidados começaram a chegar ao Hotel Riu Plaza para se deliciarem com algumas iguarias nacionais que conseguimos, nomeadamente, pastéis de Belém, vinhos portugueses, bacalhau, entre outras. Quando tudo estava já presente coube-me iniciar a cerimónia com os habituais agradecimentos protocolares. Recordo-me estar um pouco nervoso a arrancar com a minha intervenção, mas com o avançar da cerimónia lembro-me de tudo ficar mais fluido e inclusive de ter lançado 2 ou 3 piadas que soltaram algumas gargalhadas nos convidados, aligeirando um ambiente que é tipicamente muito formal.
 
O Sr. Embaixador Pessoa e Costa teve a oportunidade de reconhecer o contributo de alguns membros da comunidade de portuguesa que representaram Portugal no Torneio Diplomático, de presentear alguns panamianos que tinham adquirido a nossa nacionalidade pela sua ascendência sefardi, entre outros. Fez também uma apresentação sobre o trabalho que a sua equipa havia feito nos 4 anos que antecederam aquele dia, algo que mereceu uma enorme salva de palmas de toda a sala, claramente reconhecendo o seu trabalho e dedicação.
 
Finda a cerimónia foi altura de desligar os nervos, de conhecer algumas pessoas que o Sr. Embaixador fez questão de me apresentar e de conviver com a fantástica comunidade portuguesa que tão bem nos representa no Panamá.
 
Não me alongando mais sobre esta boa recordação, resta-me agradecer ao Sr. Embaixador, hoje alguém que considero mentor e amigo, por mais uma vez me ter lançado um desafio que correspondia ao que eu procurava, dificuldades que me pusessem “fora da zona de conforto”.
 
Assim, o dia 10 de Junho de 2019 foi um sucesso, pois nas palavras deste “meu mentor”: “Nós portugueses não somos bons... somos Muito Bons!”."
 
Afonso Rodrigues
Share on Facebook
Created By: Adriana Mendes
Published: 09-06-2021 15:52

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto