Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Chiara Frencia, Diretora do SERN refere em entrevista ao C24 António Gouveia: "Os fundos europeus são cruciais para as startups"
Chiara Frencia, Diretora do SERN refere em entrevista ao C24 António Gouveia: "Os fundos europeus são cruciais para as startups"

António Gouveia | C24 | SERN | Bruxelas, Bélgica

SERN

Chiara Frencia dirige o SERN há 4 anos. A Organização Startup Europe Regions Network é uma ONG, que apoia PME's. Chiara trabalha em inovação há mais de 10 anos, tendo começado na sua Turim natal.

Chiara, tem uma interessante carreira em inovação. Como começou?

Comecei a interessar-me por áreas económicas cedo. Estive em Turim, onde estudei Desenvolvimento e Mercados Internacionais.

Está, há 4 anos, à frente do SERN. Quais são as áreas de atuação desta ONG?

O SERN tem 5 áreas temáticas. A primeira é “Workplace Innovation” e lida com inovações em locais de trabalho. É uma área pouco conhecida, mas fascinante. A segunda está relacionada com ecosistemas regionais, que são cruciais para as startups. A terceira é a inovação. Artes e ICT é a quarta. A última relaciona-se com instrumentos financeiros.

Quão importantes são os fundos europeus para as startups?

São cruciais. As startups são empresas de pequenas dimensões, e com pouco poder. Elas podem ter ideias brilhantemente empreendedoras e, no entanto, têm dificuldades imensas em encontrar fundos. É aqui que a UE entra. Ela providencia financiamento em condições que seria impossível encontrar junto dos credores habituais.

Que estratégias podem as PME's adotar para captarem mais destes fundos?

Antes de mais, "aperceberem-se" da UE como fonte de financiamento. Muitas delas nem sabem a variedade de fundos europeus que existe. Assim, as pesquisas são sempre úteis. Também existem organizações que ajudam com este tipo de procura. Recorrer a elas pode ser útil.

Nos últimos meses, temos experienciado a crise da COVID-19. Como é que isto afetará as startups?

Irá afetá-las bastante. As startups já têm dificuldades, no seu dia a dia. Com uma crise económica, isso tornar-se-á ainda mais crítico. Elas, aliás, mal têm fundos para aguentar paragens de atividade.

Como é que o SERN pode ajudar startups, neste momento?

O SERN tem experiência na procura de fundos europeus. É uma das funções que realiza, no seu dia a dia. E tenta avisar os seus membros destas oportunidades. Para além disso, também os acompanha nas candidaturas a estes fundos. Com a COVID-19, iremos reforçar esta atividade.

Muito obrigado, Chiara!

Share on Facebook
Created By: António Castelo Branco Homem de Gouveia
Published: 07-02-2021 21:13

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto