Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Estratégias das marcas para quando o mundo para - alguns exemplos
Estratégias das marcas para quando o mundo para - alguns exemplos

Bárbara Cunha | C24 | Louis Karno | Concord, EUA

coroas de distanciamento social do Burger King

Sabemos que a crise do Coronavírus veio mudar o estilo de vida de todos. Sem exceção. Trocámos o escritório pela mesa da sala, os jantares fora por comida entregue em casa e os treinos de ginásio por vídeos de exercícios online. Um novo normal emergiu.

À semelhança da vida individual, as empresas também sentiram uma forte necessidade de mudança. No período de incerteza em que vivemos, uma rápida adaptação às tendências presentes é essencial para se conseguir manter a atenção do público e uma presença forte no mercado. Preservar nas estratégias habituais, enquanto uma nova normalidade se manifesta, apenas levará a uma ultrapassagem dessas marcas por parte de outras, que se apoiaram em estratégias que, entretanto, se atualizaram.

Face a isto, nas últimas semanas foram várias as iniciativas de marketing elaboradas por diferentes empresas, que captaram a atenção da audiência. Exemplo disso, temos a campanha do Turismo de Portugal, que, em 2017, tanto nos marcou com o seu vídeo promocional “Can't Skip Us, Can’t Skip Portugal” – que sugere uma viagem a Portugal, a todas aquelas oportunidades da vida que não podemos deixar escapar – e que, com a chegada da pandemia, rapidamente partilhou um vídeo com a mensagem de alento que todos procurávamos: “Can’t Skip Hope”. Com a simples junção de imagens gravadas quando "ainda podíamos passar tempo na rua” e de uma voz off gravada através de um smartphone. Esta última campanha apela a fazermos uma pausa para refletir, agora que a imperatividade de estarmos parados nos dá tempo para tal. Apesar de o Turismo de Portugal ser uma entidade para, principalmente, promover o nosso país "lá fora", esta campanha teve um grande impacto a nível nacional. “Quanto mais rápido pararmos, mais cedo voltaremos a estar juntos” é um dos mais marcantes excertos deste vídeo, que tanto inspirou os Portugueses a ficarem em casa.

Já nas televisões portuguesas, a campanha da rede de supermercados Lidl não passou despercebida. Aproveitando-se das ruas vazias de um Portugal em quarentena, estes 4 pequenos anúncios mostram, para além de um total silêncio em zonas de habitual movimento, um camião de mercadoria do Lidl a passar ao final da rua, onde se pode ler o slogan da marca “Mais para si”, seguido da frase “Aqui para si”. Trata-se de uma campanha simples, mas com um significado bastante poderoso e evidente. Pois, afinal de contas, numa fase em que os portugueses são aconselhados a ficar em casa, os supermercados, como distribuidores dos bens essenciais, são os que têm que arriscar a segurança para abastecer um país. Esta campanha partilha 4 títulos diferentes, dos quais: “Portugal Não Parou”, “É importante não perdermos o Norte”, “Vai passar” e “Vamos dar a volta por cima”.

Num panorama mais internacional, temos o caso do Burger King, que um pouco por toda a Europa partilhou conteúdo relativo ao distanciamento social, com um toque de humor. Um deles foi em Itália, em que a cadeia promoveu o “social distance whopper”, que é o clássico hambúrguer da marca, mas com o triplo da cebola, para manter os outros afastados.

O whopper com tripla cebola, que mantém os outros longe de si”

Social distancing Whopper 

Já na Bélgica, visto todos os restaurantes Burger King terem estado encerrados durante o confinamento, nas publicidades, os hambúrgueres aparecem censurados, para não causarem frustração aos clientes que têm desejos de saborear este produto.

“Durante esta altura, vamos evitar quaisquer frustrações.”

Let's avoid frustration

“Por isso, não. Não vai ver cheddar derretido…”

Cheddar

“Nem pedaços suculentos de bacon.  hmmm bacon…”

bacon

“Não, a sério. Não vale a pena magoar-se a si mesmo."

no need to hurt yourself

E na Alemanha, com a reabertura dos restaurantes, foram distribuídas as típicas coroas de papel da marca, mas desta vez com 1m de diâmetro, para garantir que os clientes mantêm o distanciamento social dentro do restaurante, mas de uma forma divertida e criativa. Vd imagem de destaque

Numa altura em que é difícil criar conteúdo publicitário relevante, pela instabilidade resultante desta crise atual, estas marcas são exemplo daquilo que é possível fazer com o pouco que se tem ao alcance. Mensagens relevantes, com impacto e possíveis de realizar, numa altura de constrangimentos causados pelo distanciamento social, são o que estas três marcas têm em comum nas suas campanhas publicitárias. A vida mudou, assim como a nossa perspetiva – e estas marcas perceberam bem isso, conseguindo aliar uma campanha de marketing a um propósito.

Share on Facebook
Created By: Bárbara Mota Antunes da Cunha
Published: 08-09-2020 8:51

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto