Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Alterações climáticas. O futuro é das energias renováveis
Alterações climáticas. O futuro é das energias renováveis
Jorge Colaço | C24 | Eko-montaz | Varsóvia, Polónia
2828

Todos os dias vemos novas tecnologias serem lançadas no mercado e ouvimos falar de avanços tecnológicos nas mais variadas áreas científicas. No entanto, nem tudo é positivo no nosso estilo de vida, principalmente no que respeita ao meio ambiente. Atualmente podemos dizer que vivemos numa sociedade consumista, consumimos cada vez mais recursos para o nosso bem estar e conforto. Acontece que grande parte dos recursos utilizados para este fim são naturais e esgotáveis, nomeadamente os combustíveis fósseis. Estes recursos, para além de  finitos, emitem gases poluentes que contribuem para o agravamento dos efeitos das alterações climáticas.

Com as alterações climáticas tem-se registado uma maior preocupação com a poluição e o aumento do efeito dos gases de estufa, levando a que haja uma maior sensibilização e cuidado para com o ambiente. 

Uma das soluções com um papel fundamental no objetivo de reduzir o impacto das alterações climáticas é o investimento em tecnologias de produção de energia elétrica através de recursos renováveis. Estas tecnologias utilizam como fonte de energia primária recursos abundantes, que não acarretam qualquer custo económico na sua obtenção/utilização e também não emitem gases poluentes nem substâncias radioativas.

De modo a diminuir o impacto das alterações climáticas, a União Europeia definiu três metas para os setores do clima e da energia para 2030:

- Reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 40 % (relativamente ao ano de 1990);

- Aumentar a quota das energias renováveis no mix energético para 32 %;

- Melhorar a eficiência energética em 32.5 %.

Tendo em vista estas metas, vários países da União Europeia têm registado um maior investimento na construção e desenvolvimento de tecnologias de geração de energia com recurso a fontes renováveis. O cumprimento destas metas é um dos principais objetivos da empresa onde me encontro a estagiar.

O meu estágio tem lugar na Eko-montaz, empresa polaca sediada em Varsóvia, que opera no setor da energia. Esta empresa é responsável pela fase de construção e implementação de parques solares fotovoltaicos em todo o território polaco.

Existem várias etapas ao longo do processo de implementação de um parque solar fotovoltaico, desde a conceção do projeto de engenharia até à sua execução. A Eko-montaz, através de um bom planeamento e de uma constante relação entre os vários intervenientes no processo, garante um excelente acompanhamento na fase de construção. Esta forma de atuar resulta numa instalação mais eficaz e duradoura e garante uma transição mais suave e fiável do paradigma energético atual na Polónia, contribuindo para o cumprimento das metas ambientais da União Europeia e um estilo de vida mais ecológico.

Share on Facebook
Created By: Jorge Manuel Nunes Mourato Colaço
Published: 06-05-2021 0:30

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto