Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > INOV Contacto: O melhor de 2019 e o que está para vir em 2020
INOV Contacto: O melhor de 2019 e o que está para vir em 2020

"Recordar é viver", já cantava Vítor Espadinha. E porque em 2019 vivemos várias e enriquecedoras experiências, relembramos alguns dos momentos e acontecimentos que marcaram o último ano INOV Contacto, sem deixar de levantar o véu sobre o que está para vir neste início de 2020.

23ª edição do Campus INOV Contacto – NOVA SBE

Logo no primeiro ano de existência das novas instalações em Carcavelos, o INOV Contacto juntou-se à NOVA SBE para realizar o Campus da 23ª edição do Programa, entre os dias 18 a 22 de fevereiro.

Daniel Traça, Dean da NOVA SBE, o Ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva, Nadim Habib, professor da NOVA, Laurinda Alves, Jornalista do Observador e docente na NOVA SBE e o empreendedor social Frederico Fezas Vital da Achievement Portugal foram alguns dos oradores presentes, que prepararam uma plateia de 280 jovens ansiosos por ficarem a conhecer os países e empresas de destino, para os desafios que se adivinhavam.

A reação de um estagiário da 23ª edição ao saber o país de estágio

A reação de um estagiário da 23ª edição ao saber o país de estágio

Ano de estreias: MOSTRA 2020 e EEPA

2019 foi um ano com várias estreias.

Em Junho marcámos presença no Mostra Portugal 2020 como um dos oito projetos destacados pelo POISE, na área de inclusão e qualificação, feito realçado pela diretora do programa, Maria João Bobone: “É sinal de que este programa tem sido uma forma eficaz de apoiar e promover a passagem dos jovens para a vida ativa, contribuindo ainda para alavancar as suas carreiras profissionais”.

Sensivelmente um mês depois fomos novamente distinguidos, com a vitória a nível nacional nos Prémios de Promoção Empresarial (EEPA), na categoria de investimento nas Competências Empreendedoras, uma iniciativa da Comissão Europeia coordenada em Portugal pelo IAPMEI.

Com esta vitória abriu-se a porta para uma outra estreia ainda maior: no dia 26 de Novembro participámos na final dos EEPA a nível Europeu, que decorreu em Helsínquia. Figurámos no TOP 3 juntamente com projetos de Itália e Chipre.

A diretora do INOV Contacto e o Presidente da AICEP na Finlândia, durante os EEPA. A 3ª a contar da esquerda é a diretora do Programa Maria João Bobone e o 2º a contar da direita é o Presidente da AICEP Luís Castro Henriques

A diretora do INOV Contacto e o Presidente da AICEP na Finlândia durante os EEPA. A 3ª a contar da esquerda é a diretora do Programa Maria João Bobone e o 2º a contar da direita é o Presidente da AICEP Luís Castro Henriques

Presença em universidades de norte a sul

O ano de 2019 foi também um ano em que quisemos dizer "Presente": ISCTE, IPAM, Universidade de Coimbra, ISEG, Universidade do Minho, IPCA em Barcelos, FEUP no Porto, Universidade de Aveiro, IPL em Leiria, FCT Nova da Caparica e FCUL foram algumas das universidades onde estivemos presentes a divulgar o INOV Contacto, tanto em feiras de emprego como em eventos próprios, como foi o caso do Roadshow, em que realizámos sessões de esclarecimento em Lisboa (ISCTE) e Coimbra (UC).

Apresentação sobre o INOV Contacto na Universidade do Minho

Apresentação sobre o INOV Contacto na Universidade do Minho no dia 13 de Novembro durante a EEG Business Day

TVI24, Rádio Comercial, Renascença e Expresso: INOV Contacto mais ‘mediático’ do que nunca

Um dos sinais que marcaram o ano INOV de 2019 foi a nossa constante presença em jornais, televisão, rádio e meios online. Foram várias as razões que nos colocaram nos holofotes da atenção mediática durante o ano de 2019:

1. Roadshow

A realização de duas sessões de esclarecimento inteiramente dedicadas ao INOV Contacto no ISCTE e Universidade de Coimbra, nos dias 15 e 16 de maio, não escaparam à atenção do ECO, Dinheiro Vivo e Diário de Notícias.

Em cada sessão - Coimbra e ISCTE - foram sorteados um voucher TAP no valor de 150 euros. Nesta imagem podemos ver à esquerda o contemplado com o prémio na Universidade de Coimbra

Em cada sessão - Coimbra e ISCTE - foram sorteados um voucher TAP no valor de 150 euros. Nesta imagem podemos ver à esquerda o contemplado com o prémio na Universidade de Coimbra

2. European Enterprise Promotion Awards

Também a vitória nos EEPA a nível nacional é destacada na versão impressa da Vida Económica, assim como a presença na final da mesma competição a nível europeu mereceu relevo no Expresso, que foca o facto de Portugal ser recordista europeu na corrida ao Prémio de Promoção Empresarial.

Cerimónia dos EEPA a nível nacional

Cerimónia dos EEPA a nível nacional

3. Abertura das candidaturas da 24ª edição

Ainda que seja comum a abertura de cada edição das candidaturas ser alvo de alguma cobertura mediática, a verdade é que este ano esta foi particularmente intensa: durante 1 mês e 5 dias, o INOV teve, pelo menos, 32 referências em meios distintos, no qual realçamos a presença da nossa diretora, Maria João Bobone, no Diário da Manhã da TVI24 e na rádio Renascença, assim como artigos publicados no Jornal Económico, Público, Sol e Jornal i.

A diretora do Programa INOV Contacta no Diário da Manhã da TVI24

A diretora do Programa INOV Contacto no Diário da Manhã da TVI24

4. Contacto’s em destaque

Não há nada que nos dê mais orgulho do que ver os estagiários crescerem. Ao mesmo tempo, não há maior prémio e prova do sucesso do programa, do que os nossos Contacto’s (termo que utilizamos para designar os estagiários e ex-estagiários de outras edições) serem motivo de destaque do jornalismo nacional.

Em 2019 foram vários os casos em que isso aconteceu:

C21 Cheila Catoja e a C19 Joana Rêgo em conversa com Fernando Alvim no Programa É a vida Alvim do Canal Q

C21 Cheila Catoja e a C19 Joana Rêgo em conversa com Fernando Alvim no Programa É a vida Alvim do Canal Q. Ver Vídeo aqui.

Nos Meios Online, o percurso de Ricardo Sampaio na Colômbia, onde é atualmente assessor do Vice-Ministro dos Transportes da Colômbia e o do C23 Gonçalo Dias, no Japão, são ambos realçados nas Notícias Magazine, site que pertence ao Jornal de Notícias. Também Alexandra Simões, estagiária que partiu em 1997 para Bruxelas através do INOV, e que está atualmente no BEI, mereceu a atenção da revista Executiva para a Rubrica Cidadãs do Mundo.

Na Rádio, Manuel Portocarrero, estagiário da 23ª edição fez companhia à diretora do programa na Rádio Renascença para contar um pouco da sua experiência INOV Contacto e Daniel Fernandes participou no programa Ai Destino da Rádio Comercial, para falar do seu período de estágio no Djibouti! No último dia do ano voltou a fazê-lo, mas desta feita para a Rádio Renascença.

No último dia do ano Daniel Fernandes marca presença na Renascença para falar da sua experiência INOV Contacto no Djibouti: a isto é o que se chama amor à camisola

No último dia do ano Daniel Fernandes marca presença na Renascença para falar da sua experiência INOV Contacto no Djibouti: a isto é o que se chama amor à camisola!

Para além destes, marcaram também presença nos media os C23s João Marcos (Moçambique), Tiago Loureiro (Arábia Saudita), Joana Colaço e Gisela Val-de-Rã (Inglaterra), a C22 Raquel Marques (Inglaterra), o C21 António Arantes (Inglaterra), a C20 Diva Correia (Holanda), o C13 João Bonito (Rússia) e C4 Marco Costa (EUA).

5. INOV Contacto ganha relevância como perito em experiências internacionais

Devido aos 23 anos de experiência no lançamento das carreiras internacionais dos jovens portugueses para mais de 82 países, o INOV Contacto é cada vez mais visto como um opinion maker a ter em conta em matérias relacionadas com experiências internacionais.

No final de 2019 vários jornais, tendo como referência a opinião do INOV Contacto, sugeriam alguns dos melhores países para iniciar uma carreira internacional, como foi o caso do Jornal Económico, ECO e Human Resources.

Uns meses antes, a nossa diretora refletia sobre as vantagens de sair da zona de conforto, num artigo para o Observador intitulado "Uma Viagem ao desconhecido com destino ao sucesso”.

Blog com nova cara

Se acompanhas a Visão Contacto há mais de um ano deves ter reparado que existiram várias mudanças na cara do nosso blog assim como no conteúdo: artigos na primeira pessoa com as histórias daqueles que viveram esta experiência tornaram-se numa das nossas imagens de marca ao longo de 2019, mas na verdade publicamos de tudo um pouco sobre a experiência INOV Contacto para te dar a noção mais próxima possível do que é viver um INOV Contacto.

Percentagem de Convites pós-estágio acima da média

Também neste aspeto 2019 foi muito positivo. No final de mais uma edição, que culminou com a sessão de encerramento, no dia 31 de Outubro, na Culturgest, analisámos os resultados da 23ª edição. O número de convites após o estágio foi de 44%, uma percentagem superior à média de convites habitual, um sinal de que o matching de qualidade é o ex-libris deste programa.  

Fotografia tirada durante a sessão de encerramento da 23ª edição

Fotografia tirada durante a sessão de encerramento da 23ª edição

2020: O que aí vem

Podemos já descortinar aquele que será com toda a certeza um dos momentos mais relevantes de 2020: o Campus da 24ª edição do INOV Contacto!

Este ano o Curso de Práticas Internacionais, mais conhecido por Campus, realiza-se no ISEG no fim de janeiro. É durante o Campus que os estagiários ficarão a conhecer o seu destino, tanto quanto à empresa como ao país. Para teres uma ideia sobre toda a adrenalina e emoção que se vive neste momento, vê este video relativo ao Campus da 23ª edição.

2020 vai obviamente trazer-nos muito mais desafios, mas por agora é apenas isto que podemos revelar.

Fica atento ao nosso blog e redes sociais para saberes o que aí vem.

Created By: Jose Bourbon
Published: 03-01-2020 14:18

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto