Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > "As experiências são o que nós queremos fazer delas. Se queremos que sejam inesquecíveis e memoráveis depende essencialmente de nós e menos dos outros"
"As experiências são o que nós queremos fazer delas. Se queremos que sejam inesquecíveis e memoráveis depende essencialmente de nós e menos dos outros"

João Bonito da Silva | C13 | Logoplaste | Moscovo, Rússia

Moscovo, Rússia e os seus monumentos imponentes

Tinha 28 anos quando soube da existência do INOV através de uma entrevista de emprego: a própria pessoa que o entrevistou sugeriu que João visse mais informações sobre o programa. Foi assim que João, um dos primeiros estagiários na Rússia, país onde integrou a equipa da Logoplaste. Passado 10 anos, João aponta 5 coisas que aprendeu ao viver e trabalhar na Rússia.

Alfabeto e Vocabulário Cirílico

Tive de aprender o básico do vocabulário/alfabeto Cirilico pois o Inglês ainda não é uma língua utilizada pela maioria das pessoas na Rússia e mais se nota ainda quando saímos da capital Moscovo.

Adaptação a "clima pouco amigável"

Foi necessário uma adaptação ao clima, comida e transporte. A Rússia tem um clima pouco amigável no inverno com temperaturas de 15 graus negativos, os limpa-neves na estrada são pouco frequentes e a comida é diferente e adaptada ao frio.

Descrição (=legenda)

Exemplo do clima "pouco amigável" no inverno com temperaturas de 15 graus negativos

Deixar as ideias pré-concebidas em Portugal

Não embarcar com ideias pré-concebidas das pessoas e culturas de outros países sem experienciar localmente e ter de facto vivido um pouco da cultura russa. São um pouco fechados e “suspeitos” na primeira abordagem mas demonstrando interesse pela cultura deles e com uma atitude humilde vai-se quebrando a barreira que nos separa e chegamos à conclusão que são amigáveis à maneira deles. Perguntar sobre a cultura deles e não falar da minha a menos que eles me perguntassem fez toda a diferença.

Adaptação à forma de trabalhar

Se ao mesmo tempo precisamos ter uma atitude humilde e amigável torna-se necessário às vezes impor certas maneiras de fazer as coisas pois as pessoas estão muito agarradas ao 'eu sempre fiz assim'.

As experiências são o que nós queremos fazer delas

Se queremos que sejam inesquecíveis e memoráveis depende essencialmente de nós e menos dos outros, da maneira de estar e agir, do absorver o que há de diferente, ser curioso, não chegar a um lugar diferente e tentar impor o que é nosso como se fosse melhor ou superior.

Descrição (=legenda)

João Bonito na Rússia, Moscovo

Imagem de destaque: Foto cedida por João Bonito Silva.

Created By: Jose Bourbon
Published: 10-09-2019 9:27

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto