Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > "Com trabalho podemos superar os nossos desafios, por mais impossíveis que estes pareçam"
"Com trabalho podemos superar os nossos desafios, por mais impossíveis que estes pareçam"

João Guerreiro | C23 | VisionSpace Tecnhologies | Darmstadt, Alemanha

Foi aqui que tudo começou: estação de comboios de Frankfurt. Cheguei a esta cidade numa tarde de chuva e lentamente me deparei com a minha nova realidade. Esta realidade, todavia, não se traduziu num choque cultural contrariamente ao esperado.

No dia 7 de Março de 2019 comecei a trabalhar. Com apenas 23 anos, mestre em Engenharia Física. No início tinha de trabalhar fora do meu campo de estudos, o que me deixou preocupado. Durante estes primeiros tres meses tive a oportunidade de programar em Python, Java, SQL e um pouco de Javascript, estudar teoria sobre bases de dados não-relacionais, aprender questões de engenharia de sistemas de satélites e começar a trabalhar com software que me era completamente novo.

Nas primeiras semanas confesso que me sentia perdido. Estava no meu primeiro emprego fora da minha zona de estudos, no estrangeiro e diria até arrependido de me ter inscrito no programa. Na empresa, os meus superiores foram extremamente compreensivos sobre a situacao e mostraram total disponibilidade para me ajudarem. Deram-me algum tempo para me ambientar e aprender o necessário para poder dar o meu contributo.

À medida que as semanas passavam, cada vez mais me fui sentindo mais confortável no trabalho. Comecei a completar tarefas e a sentir-me cada vez mais à vontade fora da minha zona de conforto, o que me levou a desfrutar muito mais de toda a experiência.

Agora, após tres meses tenho a sensação que por mais que eu possa descrever tudo que aprendi a nível profissional, talvez o mais importante que aprendi foi sobre mim. Em contraste com os primeiros tempos em que me sentia frustrado por não saber certos assuntos agora apercebo-me que não há mal em não saber tudo, com trabalho podemos superar os nossos desafios, por mais impossíveis que estes pareçam.

(Artigo escrito durante o período de estágio)

Created By: João Bernardes Guerreiro
Published: 09-01-2020 12:43

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto