Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Uma experiência fantástica em Barcelona
Uma experiência fantástica em Barcelona
Inês Dias | C23 | ALS Bactereco | Barcelona, Espanha

Vista de Barcelona

A emoção e o entusiasmo no momento de saber o destino no qual iria passar os seguintes 6 meses eram envolventes. Ao contrário de quase todos os candidatos do programa INOV Contacto, fui das únicas pessoas que ficou realmente contente por ter aparecido no ecrã do auditório: Espanha, Madrid. No entanto, 3 dias depois recebi a notícia de que ia para Barcelona.

Barcelona acolheu-me de braços abertos. As ruas soalheiras que se entranham no mar, de um lado, e nas montanhas, do outro, fazem desta cidade uma das mais visitadas da Europa. Conhecida pela multiculturalidade, diversidade e arquitetura inigualável, tem recantos sempre novos por descobrir e atividades em que participar. Já tinha amigos espanhóis entre os quais se contavam alguns catalães, por isso conhecia de perto a situação instável que se faz sentir na Catalunha nos nossos dias. Uma vez aqui, é impossível não reparar na Estelada Blava, bandeira independentista Catalã, em algumas janelas das ruas, ou no senhor no comboio que leva um pin do símbolo independentista. Não obstante, não senti em algum momento um ambiente propenso a conflitos causados por esta situação.

São evidentes as diferenças entre a Catalunha e o resto de Espanha. Estava habituada a uma Espanha quente e eufórica, que gosta de conhecer, rir, discutir e conversar com grande ruído em grandes esplanadas nas “Plazas Mayores” com um à-vontade muito natural, que nos faz sentir bem recebidos desde o primeiro momento.

Chegada a Barcelona, rapidamente percebi que as grandes noites de conversas nas “plazas” iam ser com os amigos já feitos ou com os estrangeiros também de passagem por Barcelona, visto que para entrar num núcleo de cultura catalã é necessário algum tempo de contacto até conseguirmos receber a sua confiança e sentirmo-nos enquadrados. Na verdade, o facto de me querer integrar e conhecer melhor a cultura fez-me partilhar casa com espanholas todos estes meses. As vivências aqui em casa entre uma portuguesa, uma catalã e duas galegas vão muito além do utilizarmos todas o castelhano para comunicar. São amizades que se criam e algo que vou recordar com carinho. No entanto, ainda que em pequena escala, são notáveis as diferenças entre elas.

Do ponto de vista profissional, tive a oportunidade de contactar com pequenas empresas catalãs nossas clientes e, ao contrário do que esperava, quando percebiam que o meu catalão não ia além de “Bon dia”, “Moltés gràcies” e “Merci” respondiam-me com igual simpatia e disponibilidade. Em Barcelona florescem grandes oportunidades para continuar a minha experiência profissional, visto que muitas das sedes ibéricas de várias indústrias se encontram sediadas na Catalunha, fazendo desta região a mais rica, economicamente, de toda a Espanha. Desta forma, ainda não sei se para mim Barcelona será apenas um sítio de passagem ou algo mais. De qualquer modo, quando chegar o dia de voltar, levarei comigo um bocadinho desta cidade que tanto me deu, pessoal e profissionalmente.

Share on Facebook
Created By: Inês Alexandra Graça Dias
Published: 30-08-2019 17:26

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto