Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > De que forma estagiar num país culturalmente diferente me preparou para o meu futuro profissional
De que forma estagiar num país culturalmente diferente me preparou para o meu futuro profissional

Rafael Atalaio | C23 | Jorge Neto Valente, Advogados e Notários Privados | Macau, China

Rafael Atalaio sentado na escadas na aldeia cultural de A-Má

De Portugal à China vão muitos quilómetros, mas é ainda maior a distância que separa estes dois países. Por mais que muitos advoguem o contrário, a China para Portugal, é mesmo do outro lado do mundo. Nesta ligação nem sempre fácil, um papel especial é reservado a Macau, antigo entreposto português, voltada à mátria há algumas décadas, mudada pelo jogo que fez da cidade uma meca da Ásia.

Antes de embarcar nesta oportunidade, já tinha tido a sorte de viver no estrangeiro, sempre tive bons amigos chineses e já tinha comido pato à Pequim. Ainda assim, não estava minimente preparado para o que me esperava.

Chegado a Macau, e ainda quase cego do néon ofuscante que cobre a cidade, foi tempo de começar o meu estágio num escritório de advogados, território sagrado ao estudante de Direito, mas onde nunca me aventurara antes.

Rafael Atalaio junto à Gruta de Camões, um dos muitos exemplos da presença portuguesa em Macau. Foto cedida por Rafael Atalaio

Rafael Atalaio junto à Gruta de Camões, um dos muitos exemplos da presença portuguesa em Macau. Foto cedida por Rafael Atalaio

Mais uma vez a minha sorte não me falhou e descobri que fora escolhido para fazer o meu estágio num dos maiores, mais antigos e melhores escritórios de advogados de Macau, talvez mesmo o melhor, com uma equipa multicultural, composta por portugueses, macaenses e chineses.

Quem quer ter uma carreira profissional bem-sucedida, num mundo cada vez mais pequeno, e ainda mais quando se almeja uma carreia internacional, tem de ter em si a capacidade de adaptação. No fundo saber quem é e o que para si de facto fundamental, estando prontosa aceitar pequenas mudanças em tudo o que é apenas circunstancial. Isto poderá parecer óbvio, mas é algo que só uma experiência como o INOV Contacto poderá ensinar.

Falo por experiência própria e 'emprestada', quando vamos trabalhar para um país que não é o nosso, existem sempre diferenças culturais que podem afetar como executamos as nossas atividades profissionais. E quanto maior a distância, maior podem ser as mesmas. Tradições e superstições podem sempre afetar o decorrer do dia-a-dia no Oriente, é normal que o 4º andar seja o mais difícil de alugar, afinal o 4 é número do azar. Espetar os pauzinhos na comida é sinal de morte, por lembrar o espetar do incenso na areia, em oferendada aos deuses, algo especialmente importante quando alguém morre. Aprendi esta última da forma mais difícil, digamos apenas que o jantar não chegou à sobremesa.

Ópera Chinesa em Macau. Foto cedida por Rafael Atalaio

Ópera Chinesa em Macau. Foto cedida por Rafael Atalaio

Mas a minha melhor história foi, sem dúvida, escrita nas estrelas. Preparei um contrato importante, com todo o cuidado, pronto para assinar num data pré-definida. Depois de um advogado sénior ter revisto o mesmo e corrigido o necessário, estávamos prontos para que o cliente, bem como a contraparte assinassem o mesmo. Telefonema para o cliente. Telefonema para a contraparte. À última da hora este não queria assinar no dia combinado porque consultara alguém que, consultando as estrelas, achara o dia aziago para assinar. Mistérios do feng shui. São estas diferenças que confirmam a nossa comum humanidade.

Adaptabilidade é a palavra de ordem no mundo atual. E por isso, deixo aqui este desafio, a ti, jovem que lês este texto e pensas numa carreira profissional por aí, pelo mundo, porque não o INOV como rampa de lançamento? Que tens a ganhar? Talvez os teus sonhos.

Imagem de destaque: Rafael Atalaio sentado na escadas na aldeia cultural de A-Má.

Created By: Rafael José Esteves Atalaio
Published: 23-01-2020 12:08

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto