Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > 5 coisas que aprendi a viver na Colômbia
5 coisas que aprendi a viver na Colômbia

Manuel Portocarrero | C23 | Empresa de Tráfego e Estiva | Barranquilla, Colômbia

A simpatia dos colombianos com os estrangeiros

Os colombianos são pessoas que gostam de conhecer outras nacionalidades e que as integram sem cerimónias! Ao início estranhava por serem assim comigo e pensava se não se queriam aproveitar de mim, mas na verdade não. Gostam de conhecer, adoram conversar e perguntar coisas sobre as nossas culturas.

Simpatia dos colombianos

Simpatia dos colombianos

A ideia de compromisso é muito distinta

Aqui é muito importante manter o contacto e insistir para que cumpram o compromisso acordado. Em Portugal estava habituado a respeitar um compromisso e a ser respeitado. Na Colômbia, muitas vezes ficam apenas pela boa vontade, ou seja, demonstram muita vontade de fazer atingir o objetivo comprometido, mas caso haja algum imprevisto não o assumem, não o comunicam e não pedem desculpa e/ou explicam o que realmente se passou.

É um país com paisagens e experiências na natureza incríveis!

Já tive a oportunidade de viajar um pouco e vi paisagens preenchidas por árvores e riachos até ao horizonte, assim como fui a parque natural onde é possível ter contacto com uma tribo indígena. Mas o que me marcou mais foi nadar no mar de água quente, típico do Caribe, na escuridão da noite e iluminado apenas pelo plâncton na água. Foi incrível! Vi o céu plenamente estrelado e cada vez que nadava, ficava rodeado de uma luz néon verde, vinda do plâncton.

Ilha de San Andrés

Ilha de San Andrés

Adaptação ao trânsito na cidade, ao (des)respeito pelos peões e regras de trânsito

Na Colômbia não há escolas de condução como estamos habituados em Portugal, nem tão pouco há carros de instrução nas ruas, porque na verdade só é necessário uma aula prática e aprovação teórica. Para começar não há um carro que pare numa passadeira e, se o fizer, ouve-se a buzina de quem vem atrás. Não respeitam a maioria das regras de trânsito, seja o número de faixas, ou até o sentido do trânsito. Até a própria polícia a conduzir motos, já os vi a circular em contramão, ou com o capacete mal colocado, ou a inverter o sentido numa via de 3 faixas em cada um dos sentidos de trânsito.

A gastronomia colombiana é muito baseada em carne e molhos para tempero, ou nas mais variadas frutas exóticas!

Ao nível das frutas, o melhor é mesmo provar o mais possível e melhor que isso é haver sumo natural de quase todas elas. Com o calor do norte da Colômbia é sensacional beber um sumo de fruta natural e gelado, para nos refrescarmos! Ao nível das refeições, cozinham muito baseados no sabor de doce, ou agridoce. A maioria dos cozinhados é à base de fritos misturados com molhos para dar algum sabor à carne.

Cartagena das Índias

Cartagena das Índias

Created By: Manuel Maria Pinheiro Torres Portocarrero
Published: 02-08-2019 16:02

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto