Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Estagiar em Kiev: o que aprendi durante o estágio INOV Contacto com o povo ucraniano.
Estagiar em Kiev: o que aprendi durante o estágio INOV Contacto com o povo ucraniano.

Hugo Sousa | C23 | Embaixada de Portugal na Ucrânia | Kiev, Ucrânia

Bell tower of Saint Sophia's Cathedral

Apesar de ainda muito amargamente conexos à cultura soviética, o povo ucraniano dá mostras de grande hospitalidade para com os estrangeiros que cá se estabelecem por várias razões.

O contacto estabelecido gera vários benefícios, nomeadamente: 1) o papel dos expatriados na economia da cidade; 2) a aproximação formal e informal aos valores ocidentais/europeus e 3) as expetativas e perspetivas de um futuro melhor que são resultado da multiculturalidade e da salutar diplomacia entre as nações.

David Silva em Times Square

Maidan Nezalezhnosti - Praça da Independência

Aprendi a ser mais calmo e humilde num ambiente stressante, muito graças ao sistema de metro quase caótico (constantemente apinhado e parcamente ajustado às necessidades contemporâneas). A qualidade do ar, da água e até por vezes da comida são insatisfatórias. Estes e outros fatores tornaram o meu estágio numa experiência de humildade e gratidão, no seio de um povo que muito se esforça pelo desenvolvimento e o acompanhar dos padrões de vida europeus.

Fui muito bem acolhido pelos locais e pude aperceber-me do respeito e admiração que têm pelos portugueses. Aprendi também que o povo ucraniano é muito mais semelhante ao povo português do que qualquer um de nós pode imaginar. A enorme comunidade estudantil que aprende português na Ucrânia também me surpreendeu imenso, pela sua quantidade, qualidade e pelo espírito de cooperação e alegria com que me acolheram. Estes jovens cantam fado, estudam literatura e cultura portuguesas, visitam o nosso país e entendem-no bem.

David Silva em Times Square

Semana da Língua Portuguesa em Kyiv e dia do meu aniversário

Por último, aprendi também a apreciar e a sentir mais Portugal, não só por estar fora, mas por ter encontrado na Ucrânia semelhanças que me permitem lidar melhor com dificuldades e, por último, por ter estagiado numa Embaixada portuguesa, o que inerentemente me ofereceu a oportunidade de contribuir ativamente para a diplomacia do nosso país, em várias vertentes.

Foi um estágio de bastante trabalho, muita aprendizagem e muita satisfação, dados os resultados obtidos e o manifesto interesse de muitas empresas portuguesas neste mercado que ainda é uma “mina de ouro”.

Imagem de destaque: Bell tower of Saint Sophia's Cathedral.

Created By: Hugo Filipe Azevedo Sousa
Published: 11-03-2020 12:11

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto