Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Responsabilidade Social e Ambiental na EDPR NA
Responsabilidade Social e Ambiental na EDPR NA

Ana Maria Matos | C22 | EDPR NA | Houston, Estados Unidos da América

EDPR NA Iniatives Notifications

A EDPR NA desenvolve e gere parques eólicos e solares em toda a América do Norte. Com sede em Houston, Texas, a empresa é propriedade da EDPR, uma empresa global, líder em energia renovável e dedicada à criação de valor, inovação e sustentabilidade.

A sustentabilidade é intrínseca à missão e aos valores da EDPR, em consonância com a natureza da sua atividade ligada à energia renovável e tendo em vista as melhores práticas sociais, ambientais e económicas.

A EDPR valoriza quem contribui para o seu negócio e a forma como este pode beneficiar a sociedade, respeitando os direitos humanos e laborais na cadeia de valor, contribuindo para as comunidades vizinhas e promovendo o acesso de energia a todos.

Tendo o ambiente como elemento estratégico de gestão, a EDPR procura reduzir o seu impacto ambiental, comprometendo-se a proteger o clima, a biodiversidade e a preservar os recursos naturais ao longo da cadeia de valor, com uma abordagem de ciclo de vida.

A sua estratégia inclui a promoção de melhores práticas de aquisição de materiais de acordo com a sua Política Sustentável de Procurement; a minimização dos impactos de construção durante as instalações de cada parque eólico, procurando restaurar a integridade inicial da terra; a garantia de eficácia do seu Sistema de Gestão Ambiental (EMS), de acordo com a ISO 14001 e certificada por uma organização independente; o desmantelamento das turbinas eólicas no final da sua vida útil para conduzir o ambiente ao seu estado original; e a prestação de benefícios económicos duradouros às comunidades vizinhas. Os principais indicadores ambientais de 2017 compreendem 9M€ de investimento ambiental, 6M€ de despesas ambientais e 83% de fornecedores críticos com EMS.

Tem sido um estágio de bastante trabalho, muita aprendizagem conjunta e muita satisfação, dados os resultados obtidos e o manifesto interesse de muitas empresas portuguesas neste mercado que ainda é uma “mina de ouro”.E ste procedimento consiste num conjunto de processos e práticas que permitem à EDPR NA cumprir os padrões internos (por exemplo, o código de ética da empresa) e os regulamentos externos (por exemplo, ISO 14001 e OHSAS 18001). Desta forma, a empresa é capaz de identificar os aspetos e riscos significativos de EHS, estabelecer procedimentos para prevenir ou mitigar o seu impacto, e definir claramente as funções e responsabilidades na execução do trabalho relacionado com EHS.

O método PDCA (Planear, Fazer, Verificar, Agir) está também implementado para a manutenção do Sistema de Gestão de EHS. Estruturalmente, o departamento de Health & Safety e o de Environmental Affairs são diretamente responsáveis ​​pelas operações de sustentabilidade.

No website da EDPR, é possível encontrar as políticas e os procedimentos ambientais e de biodiversidade, saúde e segurança, bem como a sua estratégia, dimensões, princípios e indicadores-chave de sustentabilidade, tais como os índices de emissões de CO2, ou de consumo de água, o número de horas de voluntariado dos colaboradores e o volume do seu investimento social. Os principais objetivos e conquistas da EDPR estão disponíveis também no seu relatório anual, publicado online e enviado a todos os colaboradores da empresa.

Ao longo do ano, a empresa possui diversas iniciativas internas e externas ligadas ao seu compromisso socio-ambiental, e os colaboradores são ativamente envolvidos (via e-mails semanais, notificações de parede e comunicações de equipa), sendo convidados a participar nas campanhas, a usar horas de voluntariado e a sugerir as suas próprias ideias. No escritório, pode sentir-se o entusiasmo com essas iniciativas, inclusive pelos recém-chegados. A EDPR NA incorpora até um programa de apoio a desastres naturais para os seus colaboradores.

Os projetos ambientais incluem a disponibilização de uma variedade de opções de transporte sustentável aos seus colaboradores (programa este premiado várias vezes com o Clean Air Champion Award), a reciclagem de lâminas danificadas, o financiamento para o estudo da população de águias nos estados de Oregon e de Washington, o apoio à conservação de morcegos, e atividades de voluntariado dos colaboradores como a plantação de árvores e a limpeza de riachos e de parques locais (por exemplo, na iniciativa Houston "Trash Bash").

Profundamente envolvida com a sociedade e a comunidade, a EDPR leva a cabo continuamente diferentes iniciativas sociais, como doações ao banco alimentar, corridas de bicicleta para angariação de fundos para pesquisa e serviços de esclerose múltipla, organização de viagens escolares, realização de dias KidWind e de segurança, formação sobre vento a crianças, distribuição voluntária de refeições em casas de pessoas com deficiência e apoio a crianças economicamente desfavorecidas na área de Houston.

A EDPR é, sem dúvida, uma organização intrínseca e extrinsecamente responsável a nível social e ambiental, comprometida com um mundo mais sustentável em todas as suas atividades.

Created By: Ana Maria Aires Pereira Correia de Matos
Published: 24-01-2019 17:21

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto