Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Curiosidades da Cultura Alemã
Curiosidades da Cultura Alemã
 

Álvaro Silva

Oristeba

Alemanha, Darmstadt

 

Ao fim de pouco mais de 6 semanas em terras germânicas já tive oportunidade de constatar algumas diferenças culturais entre a Alemanha e Portugal, vou tentar neste texto retratar alguns aspectos que achei curiosos que encontrei na cultura Alemã.

 

Pontualidade Germânica, é quase possível acertar o relógio com a hora em que passam os autocarros, dificilmente se atrasam mais do que 1 minuto, já cheguei mesmo a perder o eléctrico durante 3 dias consecutivos até me aperceber que tinha o relógio atrasado um minuto, mas se por um lado é bom haver pontualidade por outro não, num destes fins de semana fui visitar com um grupo de amigos uma fortaleza medieval situada nas margens do Rio Reno, “Burg Rheinfels”, famosa pelas suas misteriosas catacumbas. Quando lá chegamos fomos avisados que a fortaleza iria fechar em 45 minutos, achamos que era mais do que suficiente para fazer toda a visita. Guiados por um mapa á luz das velas percorremos então as misteriosas catacumbas labirínticas de “Burg Rheinfels”, a percurso não foi tão fácil como esperávamos, com alguns tropeções pelo caminho acabamos por nos perder duas vezes, quando finalmente chegamos ao final das catacumbas esperava-nos uma enorme porta de madeira fechada!!! Pois é, como já tinham passado mais do que 45 minutos a fortaleza estava fechada, mais uma vez vi-me confrontado com a pontualidade Germânica, aqui á hora de fechar fecha-se mesmo. Se acham que assaltar uma Fortaleza é difícil, tentem sair dela.

Gastronomia, confesso que já tenho saudades de peixe fresco, aqui ainda só consegui encontrar peixe congelado com pouca variedade e não era nada especial. Ao fim de pouco tempo apercebi-me de que é possível alimentar um alemão durante um ano usando apenas Salsichas e Cerveja, aliás salsichas cervejas e pão, mas enganam-se se pensam que eles tem uma alimentação pouco variada, pois existem mais duzentas variedades de pão, 1500 tipos de salsichas e qualquer coisa como 5000 marcas de cerveja, ou seja, quando se vai a um bar e se quer beber uma cerveja, não basta pedir uma cerveja, há que ser mais especifico. Em média um Alemão bebe cerca de 121,50 litros de cerveja por ano. Curiosamente aqui se formos apanhados a andar de bicicleta bêbados podemos perder a carta de condução.

 

Na rua os peões nunca atravessam se o sinal não estiver verde, pode não haver um único carro num raio de um quilómetro que mesmo assim ninguém atravessa a estrada. Já vi gente a perder autocarros só por não atravessar a rua num sinal vermelho.

Created By: Teresa Jeremias
Published: 05-03-2007 15:13

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto