Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Responsabilidade Social e Ambiental na Affinion
Responsabilidade Social e Ambiental na Affinion

Joana Bandeira | C22 | Affinion International | Slough, Reino Unido

A importância da responsabilidade social na Affinion

Nos corredores da Affinion respira-se globalidade e multiculturalidade. Cada pessoa traz consigo as suas rotinas, preocupações e valores do seu país de origem. Por isso, a empresa dedica-se a educar os seus colaboradores, de modo a "unificá-los" através de pequenos gestos sociais e ambientais.

A grande ação social da Affinion é a angariação de fundos e de alimentos ao longo do ano para instituições de caridade nacionais, tais como a ‘Sport/Comic Relief’, a ‘Children in Need’, a ‘Cancer Research UK’ e para outras fundações locais escolhidas pelos trabalhadores. Parte das doações decorrem paralelamente a eventos, como o ‘End of World Cup & Charity BBQ’, organizados por um departamento específico para o efeito. Assim, ao mesmo tempo que a empresa motiva os colaboradores participantes, incentiva outros a juntarem-se à causa.

Outra das ações da Affinion é permitir que os colaboradores doem diretamente parte do seu ordenado a instituições vocacionadas para o apoio social, sensíveis e atentas aos problemas e carências das pessoas. Através da plataforma ‘Charities Trust’, os interessados podem encaminhar parte do seu dinheiro quando quiserem, ou efetuar doações agendadas.

A Affinion entende como sua responsabilidade manter um papel ativo na comunidade e motivar os seus colaboradores dentro do negócio. Como tal, a empresa apoia os seus colaboradores na realização de atividades de voluntariado dentro da comunidade local, que enriquecem a qualidade de vida e criam oportunidades para a população local. Como forma de incentivar os funcionários a usarem as suas habilidades e talentos, a empresa criou um Programa de Voluntariado para o efeito. Os projetos por ele desenvolvidos são sobretudo práticos e realizados pelos intervenientes durante um dia. Entre os já criados, encontram-se a reabilitação de prédios e a criação de hortas para a comunidade. As atividades são projetadas para responder às necessidades comunitárias, desenvolver o espírito de equipa entre todos e incentivar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal. Para além destas atividades serem benéficas para as comunidades locais, a Affinion acredita que fomenta a aproximação entre os colaboradores, também, fora do local de trabalho.

A Affinion oferece, ainda, o dia do voluntariado, que pode ser gerido parcial ou totalmente, por cada um, ao longo do ano.

Além de incentivar a participação através de e-mails internos, a Empresa desenvolveu um espaço na intranet dedicado a ações de responsabilidade social. Neste espaço, os colaboradores têm acesso a toda a informação, procedimentos e regras sobre todos os programas de responsabilidade social desenvolvidos pela Empresa.

A responsabilidade ambiental da Affinion traduz-se em algo simples, que se concentra principalmente nos pequenos gestos do dia a dia. A empresa dedica-se a tentar unificar as diversas culturas, de modo a que integremos nos nossos hábitos, pequenos gestos ambientais, como, por exemplo, a reciclagem. Existem vários caixotes de reciclagem espalhados por todos os andares.

Para além desta iniciativa, a Affinion dedica semanas ao ambiente, designadamente à iniciativa ‘Go green’. Durante estes dias os colaboradores são incentivados a dizerem ‘não’ aos plásticos e ‘sim’ aos vegetais, e desafiados a vestirem, durante um dia, uma peça de roupa verde. E, para além de sensibilizar os colaboradores para as consequências, que advêm dos maus hábitos, a Empresa oferece pequenas dicas a todos os seus colaboradores, por exemplo a utilização de garrafas de água reutilizáveis.

Sinto que a Affinion se empenha diariamente em desenvolver hábitos de responsabilidade social e ambiental dos seus colaboradores, por acreditar que todos juntos somos capazes de fazer a diferença.

Created By: Joana Gião Bandeira Costa
Published: 27-02-2019 17:43

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto