Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Foto-Reportagem sobre o quotidiano de uma C22 na Casa do Agricultor
Foto-Reportagem sobre o quotidiano de uma C22 na Casa do Agricultor

Cátia Martins | C22 | Casa do Agricultor | Maputo, Moçambique

A Empresa

Estou a estagiar na empresa Casa do Agricultor em Maputo. A Casa do Agricultor é a maior rede de retalho de agro-indústria de Moçambique que opera em todo o país sob o conceito one-stop-shop para agro-pecuária, que hoje está presente em 4 províncias, das quais a capital Maputo, Nampula, Chimoio e Tete.

A empresa comercializa insumos e equipamentos agrícolas de marcas nacionais e internacionais, através da venda com aconselhamento técnico e, seguidamente, serviço pós-venda.

Os escritórios da empresa encontram-se dentro da loja de Maputo no primeiro andar, tendo nós acesso direto aos clientes e trabalhadores, tornando o trabalho administrativo mais próximo do trabalho comercial.

Entrada da Loja Casa do Agricultor de Maputo

Figura 1 – Entrada da Loja Casa do Agricultor de Maputo

Equipa de Trabalho

Neste estágio eu integro a equipa de Brand Manager da empresa e as nossas funções consistem em publicitar e vender os produtos das nossas marcas. Eu, como engenheira zootécnica, trabalho em conjunto com um colega medico veterinário como responsáveis de todas as marcas da área de pecuária: venda de medicamentos, vacinas, utensílios veterinários, entre outros. Os restantes colegas são responsáveis pela venda de fertilizantes, pesticidas, sementes, máquinas agrícolas e todo o restante material e produtos para agricultura.

Somos uma equipa muito unida e trabalhamos em grande proximidade e em conjunto para conseguirmos obter uma maior carteira de clientes.

Todas as semanas juntamos a equipa e fazemos uma reunião para trocar informações sobre clientes, discutir o que foi feito na semana anterior e preparar o trabalho para a semana seguinte. Verificamos também as metas de cada Brand Manager para saber como estão as vendas de cada marca e de cada um de nós, individualmente.

Reunião Semanal

Figura 2 – Reunião Semanal

Dia no Escritório

O dia de trabalho começa às 8h e termina por volta das 17h, no escritório trabalhamos num open-space para melhor comunicação, troca de ideias, informações e, principalmente, ajuda.

O nosso conceito de one-stop-shop significa que tudo o que o cliente pede, nós temos a obrigação de fazer o nosso máximo para tentar fornecer, estando sempre à procura de novos fornecedores para todo o tipo de material. O nosso objetivo é conseguir fornecer ao cliente tudo o que ele necessita.

O nosso principal objetivo é vender, assim passamos o dia a ligar para clientes, a fazer cotações e a concorrer a concursos públicos para vendermos os nossos produtos.

Escritório

Figura 3 – Escritório

Durante o dia de trabalho, fazemos duas pausas uma para o pequeno-almoço e outra para almoço. Por volta das 10h até as 10:30h fazemos uma pausa para o pequeno-almoço ou como os moçambicanos dizem o “mata-bicho”, que é servido pelas “tias” do centro social. Esta refeição é oferecida pela empresa a todos os funcionários, e podemos escolher entre, sandes, sopa ou salada. O almoço também é cozinhado e serviço aqui, ou podemos trazer uma marmita, que é o que eu faço como boa estagiária a tentar poupar algum dinheiro.

Finalmente às 17h chega a hora de saída.

Centro Social

Figura 4 – Centro Social

Hora do Almoço

Figura 5 – Hora do Almoço

Dia no Campo

Parte das minhas funções como Gestora de Marcas é a visita a clientes e a potenciais clientes, onde vou visitar as suas explorações ou, como chamam aqui, as suas “machambas” para ver os seus animais e saber quais os produtos e equipamentos veterinários que utilizam. Ofereço também aconselhamento veterinário e zootécnico, sobre tratamento de doenças, de maneio e boas pratica, com vista a ajudar o cliente a melhorar a sua produção.

Vou sempre acompanhada pelo meu colega médico veterinário e do motorista da empresa. Eu, como engenheira, dou um apoio mais prático em termos de maneio dos animais e o meu colega apoia mais na parte de doenças, medicamentos e produtos veterinários.

Viatura da Casa do Agricultor e Motorista

Figura 6 – Viatura da Casa do Agricultor e Motorista

Equipa de Trabalho de Campo

Figura 7 – Equipa de Trabalho de Campo

Viatura da Casa do Agricultor e Motorista

Figura 8 – Exploração de Bovinos em Magude

Viatura da Casa do Agricultor e Motorista

Figura 9 – Ação de Formação a Pequenos Produtores

Created By: Cátia Arruda Martins
Published: 19-03-2019 15:07

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto