Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Vinhos Portugueses – Reconhecimento Internacional
Vinhos Portugueses – Reconhecimento Internacional

Gabriela Aires Carvalho Simões | C21 | Esporão | Hoboken, EUA

A produção de vinho em Portugal é uma herança deixada pelos nossos antepassados e tem evoluído significativamente à medida que passa de geração para geração.

Não tendo sido o primeiro país a dedicar-se à produção de vinho, Portugal foi certamente um pioneiro nesta área, tendo dado origem à primeira região vinícola demarcada do mundo, a do Douro.

Foi o Marquês de Pombal quem, em 1756, procedeu à demarcação desta região. Este caminho foi seguido com o objetivo de garantir que a qualidade do Vinho do Porto obedecesse a certos padrões, mantendo o nível de exportações para Inglaterra que permitisse angariar fundos para a ajuda na reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755.

Atualmente, o impacto desta atividade na economia portuguesa é bastante elevado, sendo que, 1,5% do total das exportações nacionais de bens é assegurado pelo vinho português.

As empresas produtoras de vinho em Portugal são maioritariamente familiares e de toda a produção vinícola no nosso país, 55% destina-se ao consumo interno e 45% são para exportação.

O esforço dos produtores para aumentar a internacionalização e, consequentemente, o reconhecimento de vinho português tem sido crescente. No ano de 2014, os principais mercados importadores do nosso vinho eram Angola, Estados Unidos e Alemanha.

Os países produtores de vinho podem ser classificados tanto como pertencendo ao “Velho Mundo”, como ao “Novo Mundo”. A primeira categoria refere-se a países ou regiões onde a vinificação teve origem e inclui países como França, Itália, Espanha, Alemanha e Portugal. A segunda refere-se a países ou regiões onde a vinificação foi importada mais recentemente, como os EUA, Chile, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

Grande parte do vinho produzido resulta da utilização de variedades de uvas originárias de um certo país, mas que foram sendo plantadas um pouco por todo o mundo, dando origem a vinhos de características diferentes, dependendo da região em que se encontram.

Quando comparado com o vinho produzido no resto do mundo, o vinho português é único, uma vez que Portugal possui mais de 250 castas autóctones, isto é, uvas originárias do nosso país, que produzem a maior parte do seu vinho recorrendo apenas a castas portuguesas.

Para além deste fator, Portugal apresenta ainda três tipos de vinho unicamente produzidos no nosso país: Vinho do Porto, da Madeira e Vinho Verde.

No mercado onde me encontro - EUA, a estratégia das empresas de vinho portuguesas, especificamente a Esporão, passa por dar a conhecer Portugal à população americana, passando informação sobre as castas portuguesas, incluindo a forma de pronunciar a história e cultura do país. Esta transmissão de informação ocorre, principalmente, através da realização e participação em eventos e feiras (destacando sempre Portugal), criação e promoção de relações com restaurantes, organização de viagens a Portugal com clientes, jornalistas e vendedores que, posteriormente procederão à transferência da informação para junto do seu público.

No caso da Esporão, tem existido a preocupação de manter um equilíbrio entre a autenticidade do vinho português e os gostos específicos do mercado americano. Um exemplo disto é o facto de esta empresa ter introduzido no seu portfólio alguns vinhos varietais. Isto é, a maioria dos vinhos produzidos e consumidos em Portugal, resultam da combinação de vários tipos de uvas diferentes, dando origem a um “blend”.

No entanto, no mercado americano, a maioria do vinho consumido é produzido apenas com um tipo de uva. Assim, a Esporão sentiu necessidade de se adaptar a este mercado e produzir vinhos que resultam apenas da utilização de um tipo de uva.

Em suma, a Esporão adapta-se a este mercado, mas nunca pondo em causa a autenticidade e identidade do vinho português, e sempre com o objetivo máximo de promover Portugal.

Created By: Gabriela Aires Carvalho Simões
Published: 03-04-2018 16:17

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto