Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Voluntariado e Projetos solidários com impacto na sociedade em Cabo Verde
Voluntariado e Projetos solidários com impacto na sociedade em Cabo Verde

Miguel Silva | C20 | SportImpact | Praia, Cabo Verde

Situado na região central do Oceano Atlântico a 570 quilómetros da costa ocidental de África, Cabo Verde é um arquipélago que cobre uma área geográfica de aproximadamente 4.033 Km2.

Localização de Cabo Verde. Fonte: Wikipédia

Localização de Cabo Verde.Fonte: Wikipédia

Cabo Verde é um país insular composto por dez ilhas vulcânicas, das quais nove são habitadas. Estas estão divididas em dois grupos. Constituem o grupo de Barlavento as ilhas: Santo Antão, Santa Luzia (desabitada), São Vicente, São Nicolau, Sal e Boavista. Maio, Santiago, Fogo e Brava são as restantes ilhas de Cabo Verde e constituem o grupo de Sotavento.

Cabo Verde tem cerca de 500.000 habitantes e uma esperança média de vida estimada em 74,54 anos de idade, a mais elevada em toda a África Subsariana. Apesar de apresentar condições de vida relativamente boas, quando comparado com muitos outros países africanos, atualmente apresenta uma evolução negativa na taxa de desemprego, passando de 10,7% em 2010 para 15,8% em 2014 (figura 2), e uma elevadíssima taxas de desemprego jovem, que em 2014 foi de 50,8%. Como consequência tem-se verificado um aumento significativo do índice de pobreza, especificamente na ilha de Santiago, arredores de Praia, e em São Vicente, Mindelo.

Evolução da taxa de desemprego em Cabo Verde. Fonte: Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde

Evolução da taxa de desemprego em Cabo Verde. Fonte: Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde

Para ajudar a superar estas dificuldades Cabo Verde conta com diversas associações de voluntariado/projetos solidários que estimulam o desenvolvimento humano e que lutam pela a igualdade de oportunidades, de forma a que se consiga viver numa sociedade mais uniformizada, evitando uma maior desigualdade social.

Com base nisso, é fácil encontrar em Cabo Verde associações de voluntariado e/ou com projetos solidários com impacto na sociedade. Exemplo de algumas delas são:

ICCA - Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente; Centro de Juventudes;

ADAD - Associação para a defesa do Ambiente e Desenvolvimento;

Aldeias SOS;

PLURAR - Associação para a promoção da família, da mulher e da criança;

SportImpact;

Esta última (SportImpact) é uma ONG Timorense, fundada em 2014, que tem como missão promover o desenvolvimento humano através do desporto.Trabalha diretamente com organizações e pessoas que utilizam o desporto como uma ferramenta para desenvolver projetos solidários com impacto na sociedade.

Mais recentemente, em 2016, a SportImpact iniciou um projeto em Cabo Verde em parceria com o Comité Olímpico Cabo-verdiano, o VerdeOlympics. Este consiste numa formação em gestão do desporto com especialização em organização de eventos, que decorre durante uma semana. No final desta formação os participantes em conjunto com o staff da SportImpact organizam um evento desportivo com recurso a materiais amigos do ambiente como solução simples e sustentável para colmatar a falta de equipamentos e de financiamento.

A formação tem como público alvo pessoas dinâmicas e interessadas em desenvolver o desporto regional, nomeadamente jovens líderes, agentes desportivos entre outros, e têm custo zero. Para além de lecionar matérias ligadas à organização de um evento desportivo (e.g.: Marketing e Promoção, Elaboração de Propostas, Plano de Ação, etc) ainda são passadas mensagens de defesa do ambiente, dos perigos do tabaco e da importância do desporto para uma vida saudável.

O evento final é um evento multi-desportivo dedicado às crianças, que promove a utilização de equipamentos reciclados. A ideia é empoderar totalmente o participantes a usar recursos humanos e materiais disponíveis localmente (figura 3).

Só no primeiro semestre de 2016 foram realizadas nove formações, uma por cada ilha habitada de Cabo Verde. Estas contam com um total de 311 participantes. O evento final de cada formação atinge um impacto muito superior. No total já participaram aproximadamente 6000 crianças.

No mesmo período de tempo o evento final já foi replicado por duas vezes com total organização das pessoas locais.

A SportImpact com este projeto tem como principal objetivo o empoderamento das comunidades para que sejam capazes de decidir o seu próprio futuro, em oposição a ficarem à espera de apoios externos.

A iniciativa tem um foco especial em promover a liderança juvenil e de mulheres. Adicionalmente, promover educação de sustentabilidade ambiental através do desporto.

Created By: Miguel Alexandre Morais Silva
Published: 26-01-2017 16:37

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto