Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Restrições à Imigração: Medidas Protecionistas e de Segurança (Estados Unidos da America)
Restrições à Imigração: Medidas Protecionistas e de Segurança (Estados Unidos da America)

Rui Silva Carvalho | C20 | Esporao Wines | Hoboken (New Jersey),Estados Unidos da América

Os Estados Unidos da América sempre foram um dos países mais “desejados” pelos imigrantes. As inúmeras oportunidades que este país oferece estão à vista de todos e tornam-se, sem dúvida, muito atrativas para quem pretende mudar de país na busca de uma vida melhor.

Segundo os Censos Americanos, desde 1970 até 2014, a população imigrante nos Estados Unidos aumentou em mais de 30 milhões, totalizando agora um impressionante número de 42,4 milhões de imigrantes. Sendo um país com exagerado fluxo migratório e também um daqueles com maiores alvos do terrorismo, os Estados Unidos criaram uma política de imigração bastante complexa, com um programa de vistos extremamente moroso e burocrático.

O INA (Immigration and Naturalization Act), atual código que regula a política de imigração, determina um limite anual de 675 mil imigrantes no país, com exceção da admissão de refugiados, para a qual é determinado um número limite separado. A imigração para os Estados Unidos é, neste momento, baseada nos seguintes pilares:

- reunião de famílias;

- qualificações que acrescentam valor à economia americana;

- proteção de refugiados;

- promoção da diversidade. Dentro destes pilares, o governo americano criou uma lista de categorias de vistos (imigrantes e não-imigrantes) com diferentes limites anuais, que se diferenciam pelo propósito da estada no país.

Com mais de 185 tipos, desde vistos específicos para físicos até vistos para pessoas consideradas excecionais da área das artes, os serviços de emigração americanos conseguem controlar as entradas no país de forma mais rigorosa, sabendo sempre quais os talentos que o país está a captar de forma a impulsionar a sua economia, conseguindo desta forma proteger a existência de emprego para os nacionais. A prova de que o país se preocupa e consegue atrair pessoas qualificadas para o seu território encontra-se na grande quantidade de líderes e ex-líderes mundiais com educação em universidades americanas.

O Department of State atualiza regularmente uma lista que neste momento já se encontra com mais de 300 personalidades políticas mundiais. Verificando-se a dificuldade em obter o visto, dada a infinita quantidade de restrições, a imigração e sendo um dos países mais atrativos para se viver, os Estados Unidos convivem diariamente com um grande problema: a imigração ilegal. Estima-se que, no ano de 2009, residiam no país mais de 10 milhões de imigrantes ilegais (World Bank, 2009).

Created By: Rui Manuel Pereira de Magalhães da Silva Carvalho
Published: 21-01-2017 16:37

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto