Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Diferenças e problemas de aculturação sentidas no mercado de estágio – Praia, Ilha de Santiago – Cabo Verde
Diferenças e problemas de aculturação sentidas no mercado de estágio – Praia, Ilha de Santiago – Cabo Verde

Miguel Alexandre Maximiano Cardeal de Brito | C17

Central Projetos

Praia, Ilha de Santiago | Cabo Verde

 

Como o próprio nome indica, as diferenças e problemas de aculturação sentidas nesta ilha são na minha opinião:

 

Diferenças:

- Em termos habitacionais, existem inúmeras casas sem reboco por quase toda a ilha e várias favelas, principalmente aqui na Praia. Muitas praias estão sem areia devido à extração irresponsável e ilegal deste inerte, para posteriormente ser usado na construção civil como material de reboco e para fazer a argamassa.

 

- No que respeita à temperatura, é uma cidade bastante quente, que na época das chuvas para além de ficar muito húmida, regista a temperatura ainda mais elevada. A amplitude da temperatura é muito baixa, na grande maioria das vezes é inferior a 5 graus centígrados.

 

- Trata-se de um país que vive muito dos apoios e donativos externos. O nível de importações é muito elevado e a “maior fatia” é proveniente de Portugal. Os principais produtos importados de Portugal são máquinas e materiais de construção, minérios e metais comuns, máquinas e acessórios de transporte, produtos alimentares e bebidas, máquinas e aparelhos elétricos.

No que respeita aos principais produtos de exportação são: confeções, calçado, produtos do mar, alimentos e bebidas. O principal país de exportação é a Espanha. Através destes factos podemos constatar que é um país muito instável economicamente por ser muito dependente de terceiros.  

 

Problemas:

- Caço body, que vem do estrangeirismo cash or body, isto é, quando te assaltam, ou partem para a violência ou dás tudo o que tens, em suma, o mais importante é a vida de cada um de nós (já fui assaltado uma vez à mão armada). A cidade é um pouco insegura para andar à noite pelas ruas, mais vale não arriscar. Existem imensos táxis e é mais seguro apanhar à noite um táxi que te deixa à porta de casa, do que andares solitário.

 

- As mulheres são a fonte de rendimento de muitas famílias, são elas que andam com os baldes carregados de alimentos que vendem enquanto caminham pelas ruas. Estas vendedeiras, têm o nome de rabidantes. Também são elas que vão ao mar buscar a areia das praias. Em suma, grande parte das mulheres faz trabalhos pesados que o homem, se fizer, é visto como alguém inferior. Infelizmente ainda existe uma grande diferença entre homens e mulheres.

 

- Existe outro problema, relacionado com a areia, os locais de desova de tartarugas estão a desaparecer, porque como se sabe, no local onde a mãe de uma tartaruga desovou, quando esta chegar à idade adulta irá desovar nas proximidades do local onde nasceu, logo se a praia está sem areia, elas não poderão fazer a postura.

 

- Os preços da água e da eletricidade são exorbitantes, existem muitas “puxadas” e ligações ilegais, o que faz com que muitas vezes fiquemos sem água e / ou luz em casa.

 

Se me é permitido falar também do antónimo das diferenças, como semelhanças com Portugal, evidencio:

- Semelhanças:

As pessoas são muito simpáticas e amáveis, mas como é óbvio existem sempre aquelas pessoas fora deste contexto.

Existem imensas festas e concertos, às vezes chega a ser fim de semana após fim de semana durante várias semanas.

O primeiro nome da moeda oficial de Cabo Verde é igual ao último nome da moeda oficial de Portugal antes do Euro:Escudo Cabo-verdiano.

 

Em termos clubísticos, existem vários clubes com nomes semelhantes aos clubes portugueses, Sporting da Praia, Académica do Fogo. Adoram praticar desporto, vê-se imensas pessoas a correr e a fazer outros tipos de exercício físico logo pelas 6h da manhã (antes de irem para o trabalho).

 

O desemprego é muito elevado.

Created By: Ana Cristina Franco
Published: 19-08-2013 16:00

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto