Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Bogotá, Colombia - Diferenças e problemas de aculturação sentidas no mercado/Bogotá
Bogotá, Colombia - Diferenças e problemas de aculturação sentidas no mercado/Bogotá

José Carlos Falcato Iglésias Ferreira | C17

Bosch Thermotechnik GmbH

Bogotá | Colômbia

 

Depois da divulgação dos destinos e da gestão de expectativas, surge o desafio da aculturação. A chegada a Bogotá provoca tonturas e mal-estar devido aos 2700 metros de altitude, sensações que desaparecem passados dois dias.

 

A Colômbia é um país com grandes assimetrias económicas e geográficas. A proximidade da linha do Equador faz com que não existam estações do ano, o clima é regular e determinado pela altitude e distância do mar. 

 

A simpatia e generosidade são as grandes características dos colombianos, pessoas de trato fácil e sempre prontas a ajudar.

A base da alimentação é similar à portuguesa, com uma variedade enorme de frutas.

Encontrar casa mobilada já é difícil, mas o desafio torna-se ainda mais interessante quando o aluguer é de apenas 6 meses.

 

Devido a uma geografia irregular e ao recente período de insegurança, a mobilidade é muito diferente daquilo a que a Europa nos habituou, uma distância de 400 Kms demora aproximadamente 9 horas a ser percorrida por estrada.

 

Em Bogotá (cidade com mais de 8 milhões de habitantes, sem metro) o trânsito é uma constante que consome muito tempo, percorrer 5 km de táxi pode demorar 60 minutos em hora de ponta, e nos dias de chuva os chamados “trancones” tornam-nos caóticos.

 

O horário de trabalho é das 8:00 às 18:00 (45 horas semanais). Apesar da semana de trabalho ser maior, esse incremento não se traduz necessariamente num aumento de produtividade. Apesar da disciplina e rigor germânicos de uma empresa como a Bosch os dead lines são mais flexíveis e menos respeitados do que inicialmente esperamos, com uma hierarquia muito bem definida e de fácil comunicação.

Os colegas de trabalho tornam-se facilmente companheiros de equipa num jogo de futebol ou numa cerveja de final de tarde. O banco BBVA permite evitar o pagamento de taxas bancárias com a utilização de cartão de débito “residente no estrangeiro”.

 

Os Colombianos são divertidos, com sentido de humor e bailarinos por natureza, todos sabem dançar e a dança é um hábito praticado com muita regularidade, transformando um restaurante numa pista de dança em minutos.

Os domingos são dias de descanso, quase todas as lojas estão fechadas e as principais avenidas cortadas ao trânsito para as pessoas/ famílias as utilizarem para passeio.

Created By: José Carlos Falcato Iglésias Ferreira
Published: 12-08-2013 18:01

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto