Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Diferenças e problemas de aculturação - Rio de Janeiro, Brasil
Diferenças e problemas de aculturação - Rio de Janeiro, Brasil
Andreia Daniela Neves Ferreira| C17
Biolotus Biotech, Ltda.
Rio de Janeiro|Brasil
 
Chegando à reta final de estágio, acho importante fazer um balanço daquilo que vivi e experienciei nestes últimos meses, não só a nível profissional, mas também no dia-a-dia duma portuguesa no Rio de Janeiro.

 

O Rio de Janeiro é de fato uma cidade maravilhosa. Conhecida não só pelas suas paisagens que fascinam aqueles que sobem o Morro da Urca, o Pão de Açúcar ou o Cristo Redentor, mas também pelo calor humano e envolvência dos cariocas, o Rio de Janeiro é atualmente umas das cidades mais visitadas da América Latina e a sua beleza encanta todos aqueles que a visitam. Apesar de já ter visitado o Rio de Janeiro, a cidade marca-me e fascina-me pela sua diversidade.

 

O Rio de Janeiro é conhecido pelas suas florestas e espécies remanescentes de mata atlântica que são preservadas, como por exemplo a Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana plantada do mundo.

 

Quando soube que iria estagiar no Rio de Janeiro, já sabia que à partida não ia ter dificuldades em integrar-me nem em criar laços interpessoais. E isso confirmou-se logo após a minha chegada ao aeroporto. Felizmente, tive a sorte de conhecer uma família brasileira, bem carioca que me recebeu durante 2 meses, mais concretamente em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro.

 

Esta passagem por Vila Isabel permitiu me, desde o início, viver como carioca e criar um círculo de amigos brasileiros. No entanto, em termos de relacionamento interpessoal, a comunicação revelou-se uma aparente barreira devido ao português falado em Portugal. A verdade é que, em geral, os cariocas têm dificuldade em entender-nos devido à pronúncia, mas com o passar do tempo fui-me adaptando ao português do Brasil e essa barreira deixou de ser um problema.

 

Ainda a respeito dos cariocas, em geral são pessoas que estão prontas ajudar quando se pede informações e a socialização faz parte do seu quotidiano. Os botecos ficam normalmente cheios após a hora do expediente e são um ponto de encontro para a confraternização.

 

O carioca sempre conviveu com turistas, mais conhecidos por “gringos”, e normalmente acolhe e respeita qualquer pessoa, de qualquer raça, sem perder o humor. No entanto, senti que alguns brasileiros guardam mágoas do passado, altura em que o Brasil era uma das colónias portuguesas.

 

Outro aspeto importante de referir é a redução da criminalidade na cidade apesar de esta continuar a existir com bastante frequência. Mas desde que cheguei, nunca assisti e nunca presenciei a nenhuma situação de violência.

 

A nível de trabalho, não senti quaisquer dificuldades de integração nem de aceitação por parte dos colegas da empresa. Ao invés, esta experiência permitiu-me trocar ideias, discutir pontos de vista diferentes e aprender, e ao mesmo tempo, ensinar novos métodos de trabalho. Já fora da empresa, os contactos profissionais são bastante fáceis de estabelecer mas o problema é que o carioca promete mais do que realmente faz e “as cunhas” dão sempre jeito.

 Dois pontos negativos a referir sobre o Rio de Janeiro, são: em primeiro lugar, o trânsito caótico, em grande parte provocado pelo grande número de construções em sequência do Campeonato do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos. E em segundo lugar, o elevado custo de vida, tanto a nível de transportes públicos como alojamento, alimentação, divertimento, etc.

 

Finalmente, acredito que qualquer pessoa que venha ao Rio de Janeiro vai ficar encantada pela sua beleza, pelas paisagens e pela hospitalidade e vai ter muita vontade de voltar!

Created By: Andreia Daniela Neves Ferreira
Published: 13-08-2013 12:58

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto