Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Problemas e diferenças de Aculturação em Ancara na Turquia...
Problemas e diferenças de Aculturação em Ancara na Turquia...
Diogo Espada |C17
AICEP - Delegação de Ancara | Ancara
Turquia
 
Para dar uma noção do que é viver em Ancara e quais as diferenças de cultura entre a Turquia e Portugal terei de começar pelos meus primeiros dias nesta cidade.
 
A minha primeira impressão em relação às diferenças com Portugal passam muito pela educação e formação pessoal. Neste país a passadeira só existe para fins estéticos e só é utilizada quando está perto dos semáforos. Também alguns sinais de trânsito são ignorados e muitas vezes é fácil encontrar carros em contramão.
 
No meu segundo dia em Ancara decidi andar um pouco e utilizar transportes públicos, para conhecer mais a cidade, em vez de apanhar um táxi. No hotel onde fiquei ninguém falava inglês, nem eu Turco. Apesar desses factores tentei pedir informações sobre como ir para a parte da cidade onde estava a Embaixada Portuguesa (o meu local de trabalho). Ao perceberem que não nos estávamos a entender, os empregados do hotel tentaram a todo o custo encontrar alguém que falasse minimamente inglês e que me conseguisse explicar como ir para onde eu pretendia... O resultado foi bastante bom, pois encontraram um senhor que sabia algumas palavras em inglês e com a ajuda do google tradutor lá disseram como eu devia ir. Nas paragens de autocarros onde eu estava, não conseguia encontrar o número daquele autocarro que me tinham indicado para apanhar e mais uma vez, ninguém falava inglês... Até que encontrei um grupo de seguranças à entrada de um parque (sim um parque público com segurança) e que apesar de também não entenderem o que eu queria, acabaram por me levar até um posto de turismo, onde finalmente encontrei alguém que me percebeu e me indicou qual devia ser o meu caminho. Quando finalmente encontrei a paragem correcta, ao entrar no autocarro e tentar pagar o bilhete, fui barrado por um abanar de cabeça que me deu a entender que não aceitava dinheiro... Não percebi o que se passava mas continuei dentro do autocarro e para meu espanto o motorista não queria prosseguir comigo lá dentro sem ter bilhete... Ao se aperceber da situação, um jovem chegou perto do motorista e validou um dos seu bilhetes, o que me permitia continuar dentro do autocarro e seguir para o meu destino. Agradeci o gesto e aproveitei para perguntar como devia proceder para ir para a Embaixada Portuguesa. Para minha surpresa este jovem que falava um pouco de inglês, decidiu sair na mesma paragem de autocarro que me tinha indicado e acompanhou-me até perto da embaixada.
 
Ao fim de mais de 5 meses na Turquia é possível afirmar que este exemplo retrata bem o povo Turco e que no geral são bastante acolhedores, amigáveis e simpáticos. Também na maioria dos restaurantes onde estive, a simpatia dos empregados era notável (o que pode ser explicado pelo facto da maior parte dos empregados de restaurantes ou bares viver apenas das gorjetas).
 
Uma grande questão neste país é a religião e apesar dos dados estatísticos apontarem para quase 100% da população ser Muçulmana, é possível afirmar que mais de 70% são islâmicos moderados e não têm hábitos religiosos muito aguerridos. Em relação aos mais conservadores é necessário perceber que as diferenças podem ser maiores. Por exemplo, num restaurante onde pedi uma cerveja para acompnhar o almoço, o empregado reagiu de forma inexplicável e possivelmente sentiu-se ofendido por lhe ter solicitado uma bebida alcoólica.
Created By: Diogo José Lourenço Espada
Published: 08-07-2013 11:07

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto