Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > "No dress code! Only hard work!" - A experiência de estágio em Sillicon Valley
"No dress code! Only hard work!" - A experiência de estágio em Sillicon Valley

Liliana Guedes & Marco Matias & João Silva | C16 | Cisco Systems | Sillicon Valley

Onze foram os escolhidos para fazer o estágio na Cisco em Silicon Valley e, nós os três, ainda estamos a viver esse sonho. Silicon Valley, mais que um pólo tecnológico, um conjunto de cidades multi-culturais que representa um terço (1/3) de todos os investimentos de capital de risco nos Estados Unidos. É o local perfeito para agregar o crescimento de pequenas Startups inovadoras e para consolidar a estratégia das empresas lideres de mercado no seu sector, como é o caso da Cisco. Quando se pensa na sede de uma empresa imagina-se um único edifício, mas quando se trata de uma empresa multi-nacional como a Cisco, a dimensão aumenta substancialmente. Actualmente a Cisco possui mais de 50 edifícios em Silicion Valley, um número considerável que impressiona e que não se costuma ver em Portugal. A Cisco em Portugal tem somente um edifício.

Cada um de nós encontra-se num edifício diferente - João no edifício 24, pertence ao CIBU – SCV (Connected Industries Business Unit - Smart Conected Vehicles) área de Adv Arch & Research, Liliana no edifício 22, estágiaria no SRG (Service Routing Group) pertencente à equipa de Teleworker Solution, e Marco, antes no edifício 14 e agora no edifício 20, integrado no novo projecto da CIBU-SCV (Connected Industries Business Unit - Smart Conected Vehicles) área de Routing Technology Evaluation.

Apesar de ser claramente uma empresa com uma estrutura horizontal, a Cisco acredita que a cooperação e interacção entre as diferentes BU’s é fulcral para o sucesso da empresa. A proximidade dos managers, mentores, directores, com os restantes trabalhadores proporciona o desenvolvimento de ideias inovadoras. Existe um espírito de entreajuda entre os membros do grupo e a interacção entre os vários membros é incentivada, não só com reuniões de trabalho, como também com encontros fora do horário laboral como, por exemplo, happy hours que ocorrem normalmente uma vez por mês. Estas interacções fazem parte da cultura organizacional da Cisco e são promovidas pelo CEO John Chambers, que ocasionalmente convida os seus trabalhadores a participar em acções conjuntas, como é o caso do Cisco Birthday Chat. Outra diferença encontrada foi a variedade multi-cultural que é um ponto bastante visível na organização. Pessoas de diferentes etnias, idades e aparências são recrutadas.

Não existe o típico dress code. Como muito dizem “No dress code! Only hard work!”

A possibilidade de trabalhar a partir de casa é outra realidade da empresa. Na Cisco não existe o típico horário inflexível como existe em Portugal, apenas o dever de cumprir a tarefa atempadamente. Esta flexibilidade só pode ser atribuída se o empenho, sacrifício e dedicação forem praticados por todos, o que, infelizmente, não cremos que seja uma política a adoptar pelo povo português, que possivelmente aproveitaria esta benesse para estender o seu fim-de-semana. Em suma, um local onde ecoa um dos mantras de Steve Jobs “..the only way to do great work is to love what you do“, mas sobretudo um local que, segundo John Chambers “we all roll up our sleeves and work it out, together”.

Created By: Liliana Temporário Guedes
Published: 28-09-2012 9:00

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto