Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Facing the opportunity
Facing the opportunity

     Vera da Silva - CNET Networks; Sydney; Austrália.

Facebook – Facing the opportunity”

Segundo os seus criadores, Facebook é um instrumento social que estabelece o contacto entre amigos, colegas de trabalho, vizinhos, permitindo a cada individuo criar o seu próprio grupo de contactos. Segundo um estudo realizado recentemente, Facebook tem 25 milhões de membros, crescendo a um ritmo de 3% por semana (100.000 novos membros por dia), representado 1% do tempo despendido mundialmente na Internet. O crescimento mais acentuado ocorre no grupo de indivíduos com mais de 25 anos e 50% do número total de utilizadores regressa ao site todos os dias. Facebook suporta uma base de 1 bilhão de fotografias sendo o maior portal de partilha da web, com um crescimento de 6 milhões de fotos por dia. O seu potencial é inegável sendo já elevado o número de marketers e empresas norte americanas que utilizam esta nova plataforma nas suas campanhas de marketing viral. São vários os benefícios que este network pode proporcionar:

·         BrandingFacebook tem vindo a tornar-se popular num universo demográfico cada vez mais vasto, sendo um gerador de Brand Awareness de targets distintos.

·         Customer Engagement – Utilizar aplicações no Facebook pode ser um óptimo modo de comunicar e promover produtos\serviços e eventos.

·         Drive Web Traffic – Reencaminhar tráfico.

·         Reputation Management – Ferramenta importante para identificar o posicionamento da marca por parte dos consumidores, gerando forums onde se discutem tópicos de interesse comuns.

·         New Customer Acquisition – Oportunidade de encontrar novos consumidores nunca antes considerados.

·         Client Retention and Feedback Mechanism – Oportunidade de fomentar relações e desenvolver sentimento de lealdade perante um produto, uma marca ou serviço.

·         The Viral Effect - Nada melhor que uma multidão para atrair multidões.

Com o intuito de se mostrar inovadora na sua área, aumentar o tráfico externo e, acima de tudo, aumentar a brand awareness, a CNET Networks lançou o “Facebook Face Off”, um concurso dirigido ao network global da marca mãe, incentivando os empregados a criar uma aplicação relacionada com uma ou várias marcas da empresa. A avaliação decorreu segundo três categorias:

·         Most Adopted

·         Most Innovative

·         Most Popular

A aplicação mais votada veio de “Down under”, fruto de uma equipa de três que desenvolveu o “Broadband Speed Challenge”. Esta aplicação permite aos membros medir e comparar a velocidade da sua ligação. Contando já com 13.000 membros, é também responsável por 1.4% do tráfico do site ao qual está associada (este valor é extraordinariamente positivo tendo em conta que a única promoção foi boca a boca).

 

Apesar desta “algazarra” provocada pelo Facebook na Web, tal como o MySpace, também o Facebook sofrerá uma travagem de popularidade provocada pela acumulação de publicidade e spam inerente a esta. E tal como o MySpace, o Facebook será inevitavelmente ultrapassado por um novo fenómeno, forçando os Marketers a seguir em frente e a adaptarem-se às novas regras impostas pelo mercado. No entanto a oportunidade existe e não deve ser ignorada, cabendo a cada empresa analisar o modo

Created By: Teresa Jeremias
Published: 13-11-2007 17:03

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto