Skip to main content
   
   
Go Search
Visão Contacto
  

Visão Contacto > Posts > "Sem inovação ficaríamos presos ao presente numa sociedade não sustentável, onde os problemas de hoje se tornariam cada vez piores."
"Sem inovação ficaríamos presos ao presente numa sociedade não sustentável, onde os problemas de hoje se tornariam cada vez piores."

Rodrigo Machado | C24 | RISE | Gotenburgo, Suécia

Christian Olsson, graduado em engenharia mecânica, trabalhou na indúustria automóvel na Suécia, Alemanha e Áustria, tendo assumido cargos de engenheiro projetista, engenheiro de produção, e gestor do departamento de engenharia mecânica. Atualmente, Christian é um dos responsáveis pela investigacao na RISE (Research Institute of Sweden), nomeadamente no departamento de materiais poliméricos e compósitos, e director do programa de inovação estratégica LIGHTer. Neste artigo, Christian aborda a obrigação diária de inovar e a sua importância num instituto de pesquisa como a RISE. Esta entrevista decorre no âmbito do programa INOV Contacto,  no estágio de Rodrigo Machado, o entrevistador, no sentido de estabelecer uma maior proximidade entre o estagiário, o contexto em que está inserido e o INOV.

Quais as principais actividades da RISE, no Departamento de Materiais Poliméricos e Compósitos?

A RISE contribui para o desenvolvimento sustentável nos negócios e na sociedade, fornecendo uma infraestrutura de competência e inovação com competitividade internacional, em toda a cadeia de valor. Com este intuito, realizamos pesquisa e desenvolvimento na área de materiais compósitos e poliméricos, sendo uma das grandes áreas de foco, atualmente, a reciclagem e sustentabilidade. A nossa visão é a de ser um parceiro de inovação e líder internacional, que lidera o desenvolvimento e a agenda da área de materiais compósitos e as suas questões de produção. Queremos ser o parceiro internacional líder na produção em volume de bio compósitos, reciclagem e reutilização de materiais e compósitos poliméricos, bem como no desenvolvimento e verificação virtual de produtos e processos, de forma a reduzir o seu ciclo de desenvolvimento.

A que tipo de projetos inovadores está a RISE associada no passado recente?

No nosso departamento temos apoiado o desenvolvimento e o uso de novos materiais com especial interesse nas áreas de segurança rodoviária e aeronáutica. Desenvolvemos compósitos resistentes a altas temperaturas para a indústria aeroespacial, ou materiais com rigidez variável dependo da temperatura. Para além disso trabalhamos na área da simulação, gerando e analisando simulações de colisão, incêndio e cura, bem como desenvolvemos os nossos próprios códigos de simulação.

Por que razão é a inovação tão importante hoje em dia?

A inovação é e sempre foi muito importante. Hoje, os nossos maiores desafios são a sustentabilidade nas áreas ambiental, económica e social. De modo a alcançar um mundo sustentável, precisamos de ter inovações que nos ajudem a alcançar os nossos objetivos. Sem inovação ficaríamos presos ao presente numa sociedade não sustentável, onde os problemas de hoje se tornariam cada vez piores. A inovação é necessária para alcançar os 17 Objetivos Sustentáveis ​​estabelecidos pela ONU.

Qual é a abordagem da RISE para alcançar a inovação?

Para alcançar a inovação é importante ter um entendimento do mercado, encontrar as oportunidades certas, entender a sua base de clientes, e, muitas vezes, também é necessário correr alguns riscos. A RISE pretende ser a parceira no apoio às organizações para acelerar a inovação através de uma profunda experiência em diferentes áreas e na obtenção de apoios financeiros para as organizações, para que possam assumir mais riscos (ou diminuir os seus próprios riscos).

Quais são os principais desafios à inovação?

Um dos maiores desafios para muitas das novas tecnologias é a transição de um conceito na sua industrialização. Muitas ideias promissoras não conseguem fazer esta transição devido à falta de suporte, conhecimento, orçamento, ou, mesmo, limitações industriais. Desta forma, a RISE faz a ponte entre ideias e a sua industrialização, apoiando as organizações e fazendo a inovação acontecer.

Imagem de destaque cedida por Christian Olsson

Share on Facebook
Created By: Rodrigo Jorge Moniz Machado
Published: 20-07-2020 10:36

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto