Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Todos os sabores do mundo
Todos os sabores do mundo

Ana Patrícia Rodrigues | C13 | Efacec | S. Paulo, Brasil

Ao longo dos anos São Paulo acolheu imigrantes do mundo inteiro e com eles veio o melhor da sua cultura gastronómica. A sabedoria dos portugueses, árabes, judeus, ingleses, alemães, holandeses, russos, chineses, japoneses, mexicanos, italianos, africanos, indianos e muitos outros fazem com que comidas típicas dos cinco continentes estejam presentes em São Paulo.

Dos portugueses, São Paulo herdou os doces, as receitas de bacalhau, os guisados e ensopados assim como um dos pratos mais conhecidos do paulistano que diz em alto em bom-tom “quarta-feira é dia de feijoada”.

Com os italianos vieram as massas e a tão pedida pizza, que de tão consumida em São Paulo conta até com festa de rua para comemorar o seu dia.

É impossível estar em São Paulo e não fugir até à Liberdade, por lá, é possível saborear deliciosos pratos da culinária oriental e conhecer de perto o jeito e o estilo de um povo milenar. Ou ao Bixiga onde estão concentrados os restaurantes italianos tão famosos pelas massas, pela fartura e alegria à mesa. Estar em São Paulo exige um roteiro gastronómico pelos diversos bairros, conhecer o Brooklin e a comida Alemã, Árabe nos Jardins, Boliviana no Pari, Espanhola no Ipiranga, Grega no Bom Retiro, Israelita em Hienópolis…

Mas apesar de toda essa globalização São Paulo ainda mantém as suas tradições, o arroz com feijão, a banana frita e o prato feito.

São Paulo destaca-se como pólo gastronómico, pela grande concentração de restaurantes sofisticados e de padrão internacional, e pela presença de cerca de 50 tipos de cozinha incluindo a cozinha regional, que mistura pitadas de Minas Gerais e do interior de SP com porções do Norte e do Nordeste e colheradas do Sul e do Centro-Oeste.

Tem de tudo para todos os gostos, vale a pena degustar com calma a gastronomia numa cidade tão agitada como São Paulo.

Created By: Ana Patrícia Ribeiro Rodrigues
Published: 28-01-2010 8:43

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto