Skip to main content
   
   
Go Search
Visão Contacto
  

Visão Contacto > Posts > Do INOV Contacto para o Espaço
Do INOV Contacto para o Espaço

Carlos Teixeira | C23 | ESA | Darmstadt, Alemanha

Carlos Teixeira

"ESA: Where missions come alive"

Esta foto foi tirada no final de um dia de trabalho, durante o meu primeiro mês. Mas não foi só o meu primeiro mês na ESA, foi o meu primeiro mês na minha 1ª experiência profissional. Neste momento já conto com 4 meses desta aventura INOV e tenho reparado que vários aspectos da minha mentalidade mudaram desde então. Seja crenças que ficaram com mais sentido ou novos pontos de vista sobre o mundo de trabalho.

"You don’t have to be great to start, but you have to start to be great" - Zig Ziglar

Carlos Teixeira em Frente à entrada da ESA

 

Na fase inicial, tudo foi novidade. A cidade, empresa, cultura alemã, etc. Sendo a ESA uma organização dedicada à exploração do espaço, havia imenso conhecimento a reter, especialmente na equipa onde fiquei inserido: teste e validação do software de comunicação com os satélites. É incrível toda a complexidade da arquitectura entre os vários módulos e sistemas. Apesar de todos os desafios, sinto que sempre foi uma aprendizagem.

"Failing to plan is planning to fail" - Alan Lakein

Carlos Teixeira na sua secretária a trabalhar na ESA

 

Com tanta informação e informações a reter, o planeamento foi uma ferramenta fundamental para a minha organização face aos desafios que me eram propostos.

"Good communication is the bridge between confusion and clarity" - Nat Turner

Carlos Teixeira com os colegas de trabalho do ESA

 

Por mais planeamento que fizesse, sinto que não teria aprendido e evoluído tanto sem comunicação com colegas de trabalho. Mesmo sendo durante uma pausa para café, qualquer conversa foi útil para o meu crescimento pessoal e profissional.

"Every beginning has an end and every end is a new beginning" - Santosh Kalwar

Carlos Teixeira na ESA

 

Ainda vou sensivelmente a meio desta minha aventura INOV. E não sei os desafios e oportunidades que o futuro me trará. Mas sei que, com esta mentalidade que tenho aprendido nesta experiência, serei capaz de os ultrapassar.

[Artigo escrito durante o período de estágio]

Created By: Carlos Jose Fortunas Teixeira
Published: 17-10-2019 14:02

Comments

There are no comments yet for this post.
Visão Contacto