Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Foto Reportagem - Quotidiano de um C22 na Timor Telecom
Foto Reportagem - Quotidiano de um C22 na Timor Telecom

Diogo de Noronha Serrano | C22 | Timor Telecom | Dilí, Timor-Leste

O começar de um dia em Timor Leste

O meu dia em Timor Leste começa por volta das 7:30h da manhã. Normalmente, eu e o Daniel Manaia (também C22 e companheiro de casa) tomamos o pequeno almoço juntos, antes de começarmos mais um incrível dia de trabalho nas nossas entidades empregadoras.

Uma ida diferente para o trabalho

Se me dissessem em janeiro, no CAMPUS que iria de mota para o trabalho, talvez não acreditasse. A verdade, é que a mota é o meio de transporte mais eficiente e eficaz em Timor Leste. O trânsito por vezes é caótico, o que levanta a necessidade de termos uma mota como meio de deslocação.

A minha mota

A minha mota

Desafio Profissional na Timor Telecom

Um dos meus objetivos desde o inicio do estágio foi, e é, melhorar toda a comunicação digital da Timor Telecom. Nunca antes tinha sido feita qualquer tipo de SEM (Search Engine Marketing), ou seja, por outras palavras a Timor Telecom, nunca tinha efetuado um anúncio pago na internet. Também nunca tinha sido efetuada qualquer ação de promoção no Facebook sobre qualquer campanha.

Visto a Timor Telecom ser a maior empresa de telecomunicações de Timor- Leste, é muito importante ter um posicionamento digital bem definido, com boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) e SEM, para assim continuar a aumentar a sua visibilidade digital, com o intuito de ganhar cada vez mais visibilidade e distanciar-se face aos seus concorrentes.

Quando cheguei, a página de Facebook da empresa tinha cerca de 57 mil seguidores, estando o seu crescimento estagnado. Após algumas campanhas promocionais e a escolha de algumas métricas e objetivos para as campanhas, o número cresceu de 57 mil seguidores para 59 mil seguidores, em apenas 5 meses.

Primeiro anúncio feito na rede Google

Primeiro anúncio feito na rede Google

Promoções no Facebook

Promoções no Facebook

Um dia de trabalho no departamento de Marketing & Comunicação da Timor Telecom

Chego ao trabalho as 9:00h da manhã. As minhas manhãs são sempre diferentes. Depende, sempre, da ação de comunicação que a Timor Telecom tem em vigor.

Fui o responsável pela criação e desenvolvimento da campanha WORLD CUP 2018, campanha essa que está em vigor e que tem como objetivo, permitir que os clientes da Timor Telecom acertem nos resultados do jogos do Mundial de 2018 e, consequentemente, receberem prémios. É uma campanha que esperamos ter um resultado bastante significativo em termos de lucro. O meu tempo neste momento é dedicado ao controlo e supervisionamento desta campanha.

Algo curioso é que, para a Timor Telecom poder fazer esta campanha precisámos de ter a aprovação do Excelentíssimo Senhor Ministro do Turismo da República Democrática de Timor Leste. É engraçado como conseguimos ter fácil acesso aos diferentes Ministros, algo que em Portugal seria muito difícil.

Eu e o meu coordenador de estágio, José Agostinho da Costa

Eu e o meu coordenador de estágio, José Agostinho da Costa

Foto da campanha Mundial 2018

Foto da campanha Mundial 2018

Aprovação da Campanha Mundial 2018

Aprovação da Campanha Mundial 2018

À hora de almoço, normalmente vou almoçar a casa para conseguir controlar o orçamento para o mês, mas de vez em quando, eu e alguns Contactos vamos almoçar todos juntos. Esta fotografia é tirada no restaurante do Hostel da Terra. É um sítio muito económico, onde se come muito bem e, de vez em quando, têm na ementa comida tradicional portuguesa, já para não falar do Sumo de Maracujá que é a especialidade da casa.

Almoço no Hostel da Terra

Almoço no Hostel da Terra

Depois de almoço é hora de regressar à Timor Telecom. Durante a tarde continuo a supervisionar a campanha WORLD CUP 2018 e dedico algum tempo a desenvolver e a criar novas campanhas de marketing.

Eu e a minha colega Gina

Eu e a minha colega Gina

Um exemplo dessas campanhas que desenvolvi na Timor Telecom foi a campanha Bilhetes de Cinema. O intuito desta ação passou por oferecer bilhetes de cinema a quem respondesse corretamente, ás perguntas de cultura geral relacionadas com a história de Timor Leste, que colocávamos através do Facebook.

Esta campanha foi feita para podermos rentabilizar os nossos recursos, visto termos uma parceria com o cinema local de Timor Leste, e ao mesmo tempo, conseguirmos promover a cultura dos cidadãos timorenses sobre a história do seu país.

Passatempo Bilhetes de Cinema

Passatempo Bilhetes de Cinema

Pós trabalho na cidade de Díli

Depois de um dia de trabalho, nada melhor do que beber uma água de coco e disfrutar de um sunset maravilhoso no Caz Bar. Este bar fica situado na praia da Areia Branca, uma das pontas da cidade de Díli. O preço é cerca de 1,75$ USD, têm um sabor espetacular e vêm sempre super frescos.

Sunset

Sunset

Jantar

Deixo aqui uma foto das famosas espetadinhas de Timor Leste. Em cada esquina existe um vendedor pronto a vender espetadas de porco, frango e vaca. O preço é ridiculamente barato, cerca de 0,25$ USD por cada espetadinha. A verdade é que não podemos dizer que é um jantar com as condições mais higiénicas, devido à falta de cuidado no tratamento da carne... mas também é verdade que nunca houve ninguém que tenha ficado com dores de barriga.

As famosas espetadinhas

As famosas espetadinhas

Experiências

O INOV Contacto não é apenas a experiência profissional, é muito mais que isso. Na verdade a experiência profissional faz parte de algo muito maior que levamos para a nossa vida toda.

Estes dias em que estamos fora de casa, fora da nossa zona de conforto, são na verdade, os dias que mais nos fazem crescer a nível pessoal. Esta experiência possibilita estarmos em contacto com diferentes culturas, diferentes maneiras de olhar e ver a vida, maneiras essas que são tão válidas e formidáveis como a nossa forma de ver.

Sempre viajei, desde criança que os meus pais me possibilitaram ver o mundo, e foi por isso que uns anos mais tarde, no meu segundo ano do curso decidi ir para o Brasil fazer intercâmbio e estudar fora também 6 meses. Mas o INOV Contacto é uma experiência completamente diferente, onde precisamos de ser muito mais maduros e conscientes do sitio e da cultura que nos rodeiam.

Somos, não só responsáveis por deixar a nossa marca pessoal, como a marca de um país que nos viu nascer e crescer, e que nós tanto amamos... somos a representação de Portugal.

Laços que se conectam, Ilha de Ataúro

Laços que se conectam, Ilha de Ataúro

Share on Facebook
Created By: Diogo de Noronha Serrano
Published: 27-02-2019 15:34

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto