Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Foto reportagem - Quotidiano de um C22 na Entidade de Acolhimento - Sylentis, Madrid
Foto reportagem - Quotidiano de um C22 na Entidade de Acolhimento - Sylentis, Madrid

José Pedro Dias Cristóvão | C22 | Sylentis S.A. |Tres Cantos (Madrid), Espanha

“Bom dia!”, penso eu, ainda com meia hora de viagem pela frente. Da porta da minha casa até chegar ao trabalho é uma horinha de caminho, assim às 7 já me encontro na paragem de comboio da famosa Praça do Sol, para poder estar às 8 no trabalho.

Metro: Paragem da Estação do Sol

Metro: Paragem da Estação do Sol

A Sylentis é uma empresa de biofármacos (fármacos obtidos de fontes biológicas, i.e., não são substâncias estranhas ao corpo, como a maior parte dos medicamentos), cujo foco são as doenças oculares. Na base dos seus tratamentos está a tecnologia do RNA de interferência (RNAi), um mecanismo que, já existindo no nosso corpo, pode ser artificialmente manipulado, de modo a obter o efeito desejado.

E como funciona isto? Bem, o RNA, ao contrário do DNA, só pode existir sob a forma de cadeia simples no corpo. Isto significa que o aparecimento duma cadeia dupla de RNA é um acontecimento anormal e, como tal, ativa mecanismos próprios do corpo que levam à degradacão desta dupla cadeia. Este mecanismo de RNAi pode ser utilizado no tratamento, pois existem doenças que são causadas pela existência de proteínas mutantes ou simplesmente do excesso dessa proteína. Assim, usando RNAs de interferência, é possível manipular a síntese dessas proteínas, de modo a diminuir os seus efeitos nocivos.

A porta do laboratório na Sylentis  e a minha secretária

A porta do laboratório na Sylentis e a minha secretária

Mas com isto tudo, chego ao trabalho. Entro, deixo as coisas no meu sítio e vou fazer a primeira tarefa do dia - tratar das minhas células.

No meu trabalho tenho que testar os efeitos dos siRNAs (pequenos RNAs de interferência, small interference RNAs em inglês), de modo a saber se não só se fazem o efeito pretendido (baixar a quantidade do RNA alvo e, por consequência, a quantidade de proteína final), mas também para saber se afetam ou não outros RNAs, de modo a prevenir efeitos secundários.

O primeiro teste é sempre feito num modelo próprio de estudo que deve ser o mais aproximado possível ao alvo final (neste caso, os seres humanos).

Instrumentos de trabalho: Ferramentas e soluções para tratar e manipular células

Instrumentos de trabalho: Ferramentas e soluções para tratar e manipular células

Todos os objetos usados são desinfetados, sendo primeiro limpos com álcool e depois irradiados com raios UV, de modo a garantir o máximo de esterilidade. Os meios são todos aquecidos a 37 °C, pois é esta a temperatura normal do corpo humano.

Instrumento de trabalho 2: Incubadora e estação de trabalho pronta para trabalhar

Instrumento de trabalho 2: Incubadora e estação de trabalho pronta para trabalhar

E, claro, as próprias células são mantidas numa incubadora a 37 °C. A incubadora também é mantida com 5% de CO2, pois é esta a concentração deste gás no nosso sangue. Com tudo pronto, vou cuidar das minhas culturas celulares. Infelizmente, não posso tirar muitas fotos, pois tenho o tempo contado na câmara comum e tirar fotos implica ter mudar de luvas e desinfetar novamente as luvas novas com álcool.

Estando as células tratadas, está na hora do desayuno.

Desayuno: Pausa para comer a meio da manhã

Desayuno: Pausa para comer a meio da manhã. Da esquerda para a direita: Sofia (portuguesa, estudante de doutoramento), Carlos Astrain (um dos químicos e o que mais me “mói” com os resultados de Portugal), Alba (de biologia e a pessoa que mais me acompanhou e que me ensinou tudo o que precisei para trabalhar), Carlos Segura (outro químico). Falta outro Carlos ainda, mas estava de férias à altura da foto), Eva (estudante de mestrado, no laboratório de química) e a Laura e a Marina (ambas químicas). Embora não apareça na foto, a Susana é uma antiga Contacto, a primeira na Sylentis e que por cá ficou desde então.

Nesta foto estão presentes pessoas dos dois laboratórios da Sylentis, o de biologia (onde me encontro a trabalhar) e o de química, que fazem parte das soluções que usamos nos nosso trabalhos com o RNA e o DNA.

Depois de comer e descomprimir um bocado, são horas de voltar ao trabalho.

A medir a concentração das amostras

A medir a concentração das amostras

Este aparelho ao lado do monitor é um NanoDrop e permite-nos medir com precisão concentrações de DNA, RNA e proteínas, assim como se as amostras estão puras ou não, precisando de apenas 1 µL de amostra (ou seja, a milionésima parte de um litro). Depois, volto para o laboratório.

Posto de trabalho em modo patriótico

Posto de trabalho em modo patriótico

Estar a viver o Mundial em Espanha não tem nada de fácil. Ao primeiro deslize e o vêm logo meter-se connosco. Felizmente, temos o Cristiano “Reinaldo”, e tenho feito questão de lembrar isso e que podemos ser portugueses em Espanha, mas temos orgulho e raça para dar e vender (tinha era dado jeito se tivéssemos ganho, mas pelo menos passámos).

Com isto tudo, já são horas de almoço. Como já foi mencionado por outro Contactos, a cultura da marmita também existe por cá. No entanto, existe sempre a possibilidade de pedir almoço de fora por 7-8 euros. No entanto, o pessoal da Sylentis não só gosta de pedir churros para o desayuno, mas também pedem, por vezes, umas pizzas da Telepizza para o almoço, o que costuma ser bastante engraçado, pois não só somos os únicos a fazê-lo, como quando o fazemos, somos sempre mais de 10 à mesa e é sempre uma grande convívio. Também às quintas os dois laboratórios juntam-se para irem comer fora a um dos muitos restaurantes de Tres Cantos, desde que não seja muito longe. É que só há uma hora para comer e há trabalho para fazer.

Depois do almoço, segue o trabalho.

Bancada de trabalho: A preparar-me para fazer as placas de qPCR

Bancada de trabalho: A preparar-me para fazer as placas de qPCR

Está na altura de preparar placas de qPCR, que permitem ver se, de facto, o siRNA que estamos a estudar afeta, de facto, o gene alvo. Portanto, vamos preparar essas placas.

A fazer as placas

A fazer as placas

Aqui estou a trabalhar, enchendo as placas com a solução necessária para analisar os genes. A ideia desta técnica é amplificar o gene alvo em várias amostras diferentes, em que há, não só células que foram submetidas ao tratamento com o siRNA em estudo, mas também com outros que se sabe que afectam genes importantes, de modo a poder avaliar o efeito do siRNA, que poderá ser um potencial agente terapêutico, noutros genes, e assim estudar potenciais efeitos secundários.

A próxima parte será pôr as amostras na placa e medir se de facto o hipotético medicamento tem efeito ou não. Para evitar contaminações, e porque este processo leva algum tempo, não tirei fotos.

Desta vez a analisar a expressão dum gene nas minhas amostras

Desta vez a analisar a expressão dum gene nas minhas amostras

E aqui está a última tarefa do dia. As palcas são inseridas, passam por este protocolo previamente preparado para amplificar as minhas amostras. No fim iremos retirar o ficheiro com os resultados e avaliar.

Mas com isto tudo, chega ao fim o meu dia de trabalho na Sylentis. Está na hora de ir disfrutar Madrid. Para passear em Madrid, há sempre os museus (como o Prado ou o Rainha Sofia), mas para mim há alguns sítios melhores. Existe um parque por detrás do museus do Prado chamado Retiro. É um parque grande, onde as pessoas vão passear, jogar ou simplesmente estar. Num dos topos existe um pequeno parque que era um antigo jardim zoológico. Quando lá fui passear, fiz alguns amigos novos.

Os pavões do Retiro

Os pavões do Retiro

No entanto, há dois sítios que me atraem com muita intensidade: Sendo eu um fã do futebol, não poderia deixar de visitar o Santiago Barnabéu. Situado na estação de metro do mesmo nome, é a casa do atual campeão europeu de clubes e onde joga o salvador da pátria, Cristiano Ronaldo.

O santiago barnabéu visto do topo e da bancada

O santiago barnabéu visto do topo e da bancada

A visita passa pelos pontos principais do estádio, incluindo o balneário e o museu.

O cacifo do Ronaldo e dez taças de campeões europeus

O cacifo do Ronaldo e dez taças de campeões europeus

Por fim, o outro estádio será o Wanda Metropolitano. Casa do Atlético de Madrid, foi inaugurado no princípio da época de 2017/2018 e é o principal clube de Madrid aparte do Real. Sendo fã do Atlético (outra briga que tive com o pessoal da Sylentis, grande parte do Real), tive o prazer de poder ir assistir a um jogo deles a contar para a Liga Europa.

A preparar-me para o jogo no Wanda Metropolitano

A preparar-me para o jogo no Wanda Metropolitano

No entanto, nem só de futebol se faz a vida. Para os menores de 26 anos, o passe só custa 20 euros e cobre toda a rede de transportes de Madrid, pelo que não aproveitar para passear fora de Madrid seria um desperdício. Assim, aproveitei para visitar Aranjuez, a Versalhes de Espanha

Arranjuez: A Versalhes de Espanha

Arranjuez: A Versalhes de Espanha

Esta praça (imagens de cima) encontra-se de frente para a igreja (em baixo, à esquerda). As casa que estão por detrás da fonte eram onde moravam os servos do palácio e são agora património protegido. As pessoas que lá moram agora pagam uma renda mais baixa e, em troca mantém as casa habitadas e tratam também da sua manutenção. A igreja mencionada é de um santo bem conhecido dos portugueses, Santo António de Pádua (ou de Lisboa). Em baixo à esquerda é o rio Tejo. O rio foi desviado de propósito para passar perto dos jardins do palácio.

Quem quiser visitar Aranjuez, basta apanhar o comboio que passa no Sol, e tem como destino esta vila, caminhar 15 minutos para poder desfrutar, não só do palácio como dos jardins e dos gansos que nadam pelo rio.

Espero que esta foto dê uma ideia do que faço no meu dia a dia, assim como algumas coisas que podem visitar nesta pequena, grande comunidade que é Madrid.

Created By: José Pedro Dias Cristóvão
Published: 12-12-2018 16:27

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto