Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Uma Realidade Transformada em Desafio Ecológico
Uma Realidade Transformada em Desafio Ecológico

Eduardo Val Lopes | C21 | Consulasia | Macau, China

As alterações climáticas são cada vez mais evidentes no nosso quotidiano: as temperaturas estão a aumentar, o nível médio do mar está a aumentar, os glaciares e a neve estão a derreter. Esta realidade constitui uma das nossas maiores ameaças ambientais, sociais e económicas.

A Agência Europeia do Ambiente aponta como principal causa do aquecimento global o aumento de gases com efeito de estufa nas concentrações atmosféricas, como resultado das emissões provocadas pelas atividades humanas. Deste modo, há uma necessidade urgente de diminuir as emissões de gases nocivos ao ambiente.

Macau é uma Região Administrativa Especial da República Popular da China, com apenas 30 km² e uma população de 650 000 habitantes. É a região com maior densidade populacional no mundo, tornando a gestão de recolha e tratamento de resíduos um total desafio ecológico.Como qualquer cidade asiática, Macau tem uma grande produção de resíduos e, uma grande percentagem daquilo que é produzido é descartável e/ou fabricado em plástico.

Nas ruas, a localização dos ecopontos é escassa e o hábito de fazer reciclagem não está incutido nos locais ou no dia-a-dia dos seus habitantes. Nos prédios, a recolha do lixo é feita internamente por cada condomínio, e são raros os prédios com ecopontos ou que incentivem a reciclagem. Estas ações têm como consequência o aumento drástico da produção e do volume de resíduos domésticos, que devido à escassez de terrenos, não deixa outra opção senão o uso de uma Central de Incineração.

A Central de Incineração de Resíduos Sólidos de Macau, CIRS, ocupa uma área de cerca 45 000 m2 e entrou em funcionamento em 1992. Os dados estatísticos disponíveis datam de 2010, onde se pôde observar um crescimento traduzido em toneladas de resíduos entregues na CIRS, mas também nas quantidades de materiais reciclados.

Nos últimos anos, o Governo de Macau tem reunido alguns esforços na proteção do ambiente. Devido ao desenvolvimento socioeconómico e aumento de população, a Direção dos Serviços de Proteção Ambiental (DSPA) criou o “Planeamento da Proteção Ambiental de Macau (2010 - 2020)”. Este planeamento da proteção ambiental de Macau, com um prazo de dez anos, tem por finalidade definir objetivos e indicadores para um planeamento ambiental. Este planeamento visa executar e concretizar, conforme as prioridades, as respetivas ações para resolver as questões ambientais, com vista a reforçar sustentadamente a qualidade do ambiente local.

Do meu ponto de vista, as soluções passam por não só criar uma nova rede de distribuição de contentores de lixo e de ecopontos, mas principalmente investir em programas de educação ambiental a implementar em escolas, de modo a poder alertar os alunos do perigo que o ambiente corre, e incentivar as gerações futuras a criar hábitos de reciclagem desde cedo.

É importante implementar uma cultura e educação sobre temas como a sustentabilidade, ecologia e a importância da reciclagem. Isto porque o futuro está nas mãos dos mais novos e, para além de serem as novas gerações, eles têm um maior acesso a tecnologias e informação, que as gerações anteriores nunca tiveram.

Deste modo, a aprendizagem dos mais novos pode vir a ajudar os mais velhos a compreender melhor a diferença que cada um pode fazer pelo ambiente.

Created By: Eduardo José do Val Lopes
Published: 03-05-2018 17:33

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto