Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Voluntariado e Projetos Solidários com Impacto na Comunidade em Maputo
Voluntariado e Projetos Solidários com Impacto na Comunidade em Maputo

Rafael Reis Oliveira |C20 | SMP - Sociedade Moçambicana de Participações, S.A | Maputo, Moçambique

Moçambique, mais propriamente a República de Moçambique, cuja capital é Maputo, geograficamente situa-se no sudeste de África.

Devido à sua dimensão faz fronteira com vários países. Não obstante, estando eu a viver na capital, os países mais próximos de são África do Sul e Suazilândia.

A República de Moçambique é considerada pela ONU como um país subdesenvolvido. Um país só obtem esta titulação se: o seu PIBpc (produto interno bruto) for inferior a 750 USD; os seus recursos humanos, ou seja, a população tiver um nível de subnutrição e instrução e saúde reduzido; e sofrer de grande vulnerabilidade e instabilidade económica.

Sendo um país em que o índice de preço dos consumidores se encontrava nos 18,27% nos mês de maio do ano de 2016, uma taxa acumulada de inflação, de janeiro a maio, a atingir os 8,47%, uma moeda nacional a desvalorizar e não havendo um acompanhamento crescente dos salários nominais, a população vai perdendo o poder de compra, o que aumenta as desigualdades.

Devido a estes factos, deparamo-nos com várias dificuldades da população. A pobreza e a falta de condições são uma constante notável no dia-a-dia. No entanto, a solidariedade é um acto que se encontra muito visível. Este tipo de ações é, não só exercido por pessoas locais, mas também por ajuda externa e apresenta-se de diversas formas tanto a nível financeiro como humanitário.

As Organizações Não-Governamentais são organizações que visam o desenvolvimento, e atuam através dos seus voluntários que são enviados para os países para promoverem a cidadania, o desenvolvimento cultural através de serviços de inclusão, aprendizagem e melhoria da qualidade de vida, seja ela tanto a nível da saúde, como da educação e proteção ambiental, ou até mesmo, de técnicas mais específicas para a subsistência da população.

Entre estas ONG’s podemos mencionar: os Médicos sem Fronteiras; Fundação Mulher Unida contra a Pobreza; Associação Juvenil de Protecção e combate às epidemias, Associação SOTEMAZA; Associação para o Desenvolvimento Social; Associação para o Desenvolvimento Comunitário; Agência do Desenvolvimento Económico Local; Liga dos Escuteiros de Moçambique; Núcleo de Apoio à Velhice, etc.

Duas das associações que irei falar, neste resumo, são a Plataforma MAKOBO e a AJAP.

Plataforma MAKOBO tem como objetivo “promover e fomentar serviços que visem a promoção do bem-estar social de grupos menos favorecidos, através de ações de responsabilização individual e corporativa que, realizadas de forma continuada, efetiva, planeada e sustentada, contribuam para o desenvolvimento social, cultural e económico do país” (http://makobo.co.mz). As suas maiores iniciativas são a sopa solidária e a escolinha e parquinho solidário. A sopa solidária é uma ação que acontece diariamente, em que vários voluntários se reúnem para fazer uma refeição e distribuí-la pelas pessoas mais desfavorecidas.

A Associação Juvenil Ajuda-se ao Próximo (AJAP) é uma associação que visa a remodelação e construção de habitações para pessoas desfavorecidas. É o seu principal objetivo criar as condições necessárias e humanas para uma vida sustentável e digna onde os seus habitantes tenham acesso a água potável, segurança e condições sanitárias.

Plataforma Makobo – Sopa Solidária

AJAP – Associação Juvenil Ajuda-se ao Próximo

• Metodologias de trabalho, havendo uma menor preparação para um trabalho mais pesado e com maior exigência e responsabilidade. Apesar de se observar estas dificuldades nos licenciados de Cabo Verde, existem muitos casos de profissionais competentes e capazes de estar ao nível de outro profissional com formação no estrangeiro.

Created By: Rafael Jesus Reis Oliveira
Published: 24-01-2017 19:00

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto