Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Arte e Cultura em Madrid
Arte e Cultura em Madrid

Daniel Araújo | C18 | Carlson Wagonlit Travel Espanha | Madrid, Espanha

No âmbito do Projecto INOV-CONTACTO edição 18, fui seleccionado para realizar o meu estágio em Espanha, mais concretamente em Madrid. Assim, durante esta breve apresentação tentarei descrever um pouco da experiência que tive, no âmbito da arte e cultura em Madrid.

A cidade de Madrid é a capital de Espanha, pertence à Comunidade Autónoma de Madrid e tem uma população estimada de 3,2 milhões de habitantes. Assim, surge a necessidade de fazer uma gestão eficiente dos recursos e meios que tem ao seu dispor, tais como: gestão eficiente dos diferentes meios de transporte, prestação de cuidados de saúde, segurança de pessoas e bens, acesso a actividades desportivas, entre outras (ideia associada ao conceito de “Smart City”).

O trabalho desenvolvido por Madrid ao longo dos tempos para se tornar mais competitiva e com melhor qualidade de vida, assenta em projectos que tentam interligar vários distritos de Madrid. Exemplo disso, é o projecto “Madrid Rio”, um projecto de reabilitação urbana que tem como principal objectivo devolver aos cidadãos um amplo conjunto de espaços verdes, desportivos e culturais em diferentes distritos de Madrid e em articulação entre eles.

Deste projecto pode destacar-se “El Matadero Madrid”, um complexo industrial que incluía um matadouro e um mercado de gado, que funcionou durante o seculo XX. No final do século, este espaço foi abandonado e surgiu a necessidade de requalificá-lo. Assim, nos anos noventa, começou-se a converter este complexo industrial num espaço cultural.

AHoje em dia, “El Matadero Madrid” é um espaço cultural com diversas secções, a Casa del Lector, Central de Diseño Cineteca, Intermedie (um espaço de troca de ideias entre criadores de projectos artísticos e o público), Nave del Español e Nave de Música. El Salón de Pinos (distrito Moncloa-Aravaca), El barroco del Manzanares (distrito Moncloa-Aravaca), Parque de la Arganzuela (distrito de Arganzuela), La Avenida de Portugal (distrito de La Latina), são alguns exemplos de espaços, que antes estavam um pouco confinados aos bairros mais próximos, sendo requalificados no âmbito do projecto Rio Madrid, e convertidos em espaços para os cidadãos poderem ter contacto com a natureza (o rio Manzanares e espaços verdes).

Assim, criaram-se espaços naturais no centro da cidade que ligam diferentes distritos e incentivam a interacção social entre diferentes zonas da cidade.

Como exemplo, podemos destacar o empenho de entidades públicas e privadas de Madrid na criação de condições para a investigação e desenvolvimento de actividades relacionadas com a cultura.

Neste sentido, temos que destacar: os Talleres Avam em Pradolongo – Madrid; Matadero Madrid; Residências de Medialab-Prado. Estes espaços albergam artistas que desenvolvem os seus projectos beneficiando de um conjunto de parcerias nacionais e internacionais que colocam em contacto vários artistas de diferentes áreas e que partilham as suas experiências.

Outro aspecto importante da cultura urbana de Madrid são as festas da “Parada Gay” e o San Isidro. A Parada Gay surgiu como uma reivindicação pelos direitos colectivos das Lésbicas, dos Gays, dos Transexuais e bissexuais. A cidade de Madrid transformou-se numa autêntica festa durante uma semana reunindo pessoas de todo o mundo. As ruas do bairro da Chueca, conhecido pelo seu ambiente aberto e tolerante, enchem-se de música ao vivo e de actividades culturais. O ponto alto acontece com a organização de uma marcha, que passa pelas principais ruas da cidade de Madrid.

O San Isidro é uma festa celebrada por toda a cidade em Maio, com festas de bairro, festas gastronómicas, feiras taurinas, actos religiosos, actividades desportivas. Nesta festa é típico ver as mulheres vestidas com um “Chulapo”, um traje típico de Madrid da classe trabalhadora do seculo XIX a dançarem o “Chotis” (uma dança de origem escocesa e que se tornou numa dança típica de Madrid no início do seculo XX).

A cidade de Madrid apresenta uma diversidade muito grande em termos de arte/ cultura urbana, tanto em termos de dispersão pela cidade como pelo tempo.

De notar, por último, que as instituições que dinamizam a cultura em Madrid apresentam um grande espírito auto crítico e de abertura à sociedade, no sentido de fazer evoluir para outros domínios/ dimensões a cultura em Madrid, como são o exemplo do Matadero e Medialab-Prado.

Created By: Daniel Alves Araújo
Published: 05-01-2017 9:00

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto