
Tiago Costa | C19
Biolotus Biotech LTDA | Rio de Janeiro
Brasil
Um açoriano no Rio de Janeiro
A chegada: Demorada mas tranquila
Tal como a maioria dos estagiários INOV Contacto, para me deslocar ao país de destino tive que viajar de avião.
Para chegar ao Rio de Janeiro foram necessárias 12 horas de viagem (com uma escala no Reino Unido). Chegado ao Rio de Janeiro (na companhia da minha colega e amiga Madalena Boavida), deparei-me logo com uma alteração radical face a Portugal: a temperatura. Encontrei uma temperatura noturna por volta dos 30ºC, e não foi muito fácil adaptar-me a ela. Na minha chegada, tive a sorte de contar com a generosidade de um amigo açoriano, André Tavares, que assegurou a minha estadia, bem como, a da minha colega, durante o fim de semana.
Neste mesmo fim de semana procedi à procura de uma casa para a minha estadia no Rio de Janeiro, juntamente com as minhas colegas do INOV Contacto, Madalena Boavida e Inês Silvano.
Com muita sorte conseguimos arranjar uma locação em Copacabana no dito fim de semana. Sem dúvida não podia ter corrido melhor.



A burocracia: Um problema difícil de ultrapassar
Verifiquei, no Brasil, que a burocracia é um problema que interfere claramente na rotina de um estrangeiro.
A entidade onde mais habita esta burocracia é sem dúvida a Policia Federal. Temos que agendar uma ida a esta instituição para podermos estar efetivamente legalizados no território. No entanto, esta tarefa foi árdua uma vez que era impossível agendar, e quando nos deslocávamos lá espontaneamente para resolver o assunto, mandavam-nos para trás, dizendo que só com agendamento. Também uma outra entidade, a Receita Federal, onde se emite o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), pedia agendamento para a sua obtenção. Este documento era importante, uma vez que sem ele não poderia obter comunicações móveis com planos aceitáveis. Estes são alguns exemplos da burocracia brasileira que interferiram negativamente no bom decorrer do estágio no seu início.

Os transportes: o pesadelo
Estando a viver em Copacabana e ter que me deslocar para a Barra da Tijuca (onde se situava a minha empresa de acolhimento Biolotus Biotech), demonstrou-se ser um autêntico pesadelo. Este trajeto, feito de onibus (autocarro) demora entre 1 hora a 1 hora e meia, isto porque o trânsito é infernal. As constantes obras a realizarem-se para os Jogos Olímpicos de 2016 da cidade do Rio de Janeiro bloqueiam vias que seriam essenciais para o bom fluxo do trânsito.




O trabalho na Biolotus Biotech: O bom ambiente e os constantes desafios
Ao chegar à Biolotus Biotech deparei-me com uma empresa pequena mas com pessoas verdadeiramente simpáticas. Esta empresa situada na Barra da Tijuca está localizada num edifício moderno sendo que os escritórios estão situados numa pequena sala.
Nesta empresa os estagiários não são tratados como estagiários. Antes assumem responsabilidade, por grandes projetos (dada a pequena dimensão da equipa mas com uma ambição admirável), o que me fez crescer tanto a nível pessoal como profissional.
A colaboração com outras empresas permitiu uma partilha de conhecimentos e cultura que valorizaram muito este estágio. Ao mesmo tempo que havia muito trabalho na empresa, também havia momentos informais, nos quais se incluem almoços e jantares, convívios e muita diversão mesmo durante o trabalho. Claramente um dos melhores ambientes de trabalho que já tive a oportunidade de vivenciar.



A diversão: Friends
Para além do trabalho na Biolotus Biotech, houve também espaço para muita diversão. Esta diversão foi constituída por convívios na casa de amigos, alguns deles acompanhados de churrascadas que muito animaram os fins de semana.
O Rio de Janeiro tem também muita diversão noturna. Um dos locais onde os brasileiros mais frequentam são os famosos botecos, onde se pode beber uma cervejinha com os amigos num ambiente bastante agradável.
Outro local bastante frequentado é a Lapa, no centro da cidade do Rio de Janeiro, onde se pode encontrar uma diversidade de eventos.
Para o fim da noite existem outros espaços, tais como discotecas (ou comummente chamadas de boates no Brasil).
De referir que no mês de junho foi possível comemorar os Santos Populares de Lisboa no Rio de Janeiro junto à Lagoa Rodrigo de Freitas, num ambiente tipicamente português.



O paraíso: A Cidade Maravilhosa
O Rio de Janeiro não é considerado a Cidade Maravilhosa por mero acaso. São diversos os locais onde a sua beleza encanta qualquer pessoa.
Uma vantagem de morar na zona sul do Rio de Janeiro (Copacabana) é o facto de estar verdadeiramente perto das praias. São praias longas, que nos fornecem uma vista deslumbrante e permitem-nos desfrutar das boas temperaturas que se registam praticamente todo o ano.
Outro ponto de destaque é, sem dúvida, o Cristo Redentor. Situado no Corcovado, dá-nos a conhecer uma das melhores vistas sobre a cidade do Rio de Janeiro. De lá consegue visualizar-se a cidade inteira, revelando-se assim os seus aspetos únicos. Um outro ponto emblemático desta cidade carioca é o Pão de Açúcar (trata-se de um complexo de morros). Lá é possível apanhar o Bondinho (espécie de teleférico) que nos transporta para o alto deste complexo.
É sem dúvida um local onde mais uma vez se verifica a beleza da cidade. Destacaria também a grandiosidade da Pedra da Gávea (monólito de gnaisse). Com um topo de granito subindo 842 metros acima do nível do mar. É o maior bloco de pedra à beira-mar do planeta. A sua subida é certamente inesquecível e a vista proporcionada do seu topo é, sem dúvida, das melhores que se pode obter na cidade do Rio de Janeiro. Recomendo vivamente a sua subida!
Por fim, destacaria as famosas Favelas, que, na sua essência, demonstram a pobreza que existe nesta cidade, mas também deslumbram pela sua organização/ localização. À noite a luz destas comunidades embelezam de uma forma única o Rio de Janeiro.





