Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Cidade em crescimento
Cidade em crescimento

Rui Teixeira | C14

Critical Manufacturing

China - Jiangsu

Especulações são feitas, a toda a hora, para perceber a razão do sucesso económico chinês.

 

Entre as principais razões, as que saltam à vista, o facto de terem um mercado interno de 1,2 biliões de habitantes e mão-de-obra barata - o ordenado mínimo é aproximadamente 100 euros por mês. Claro que isto conta, e muito, para o elevado crescimento desta economia, mas não valeria de nada se não houvesse organização e vontade de o fazer e fazer bem.

 

O parque industrial Suzhou, onde está situada a Critical Manufacturing, é um exemplo dessa vontade e de como a China não é só aquele país que vende produtos da loja do “chinês”. O SIP (Suzhou Industrial Park), surgiu de uma parceria entre o governo de Singapura e Chinês para a criação de uma região (praticamente uma nova cidade), dedicada principalmente às industrias de alta tecnologia e à educação. A ideia surgiu pelo facto de Singapura ser um modelo em organização e investimento em áreas que funcionam como clusters tecnológicos. Reproduzindo esse modelo para o território chinês, o intuito era criar uma zona de elevado e sustentável crescimento económico. Para perceber o crescimento industrial desta zona, o SIP conta já com 77 das 500 maiores empresas do mundo, como Samsung, Philips, Nokia, Adidas, AMD, Fujitsu, Hitachi entre muitas outras, nas áreas de telecomunicações, semicondutores, energia solar, electrónica, farmacêutica, etc., quer através de centros de produção, quer de centros de investigação. Assim, no ano de 2008, o investimento estrangeiro na região atingiu os 8 biliões de dollars e um crescimento do PIB de 15% por ano nos últimos anos.

 

Na educação, o SIP possui uma zona exclusivamente dedicada a pólos universitários, residências e todo outro equipamento necessário aos estudantes e professores, com mais de 10 diferentes universidades em diversas áreas de ensino, contando com a primeira universidade estrangeira na cidade, possibilitando o intercâmbio de alunos. Aqui se vê a vontade de a China formar a sua própria força de trabalho qualificada, deixando de estar dependente do exterior para desenvolver novas técnicas e tecnologias. Aliado a este poderio económico da região, o SIP é um local extremamente agradável para qualquer estrangeiro viver, o atendimento nos principais serviços municipais pode ser feito em inglês, possui um elevado numero de restaurantes, shopping's e supermercados ocidentais. A segurança é irrepreensível, mas não saturante, há diversos postos de policia espalhados pelas ruas, os carros são automaticamente fotografados nos principais eixos da cidade e os condomínios são vigiados dia e noite. Isto, aliado a uma cultura chinesa de respeito e entreajuda, torna a qualidade de vida na cidade invejável em qualquer local do mundo.

Created By: Rui Pedro ALves Teixeira
Published: 03-06-2010 9:06

Comments

Suzhou

Parece, efectivamente, que vale a pena visitar o SIP. Espero que se consiga arranjar um fim de semana para ir visitar Suzhou.

Parabens pelo bom texto,

Cumprimentos
João Miguel Ribeiro Paiva Ferraz at 14-06-2010 9:00

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto