Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > A revitalização do Vale do Ruhr
A revitalização do Vale do Ruhr

Joana Maio

 

Sierra Corporate Services

 

Dusseldorf | Alemanha

 

O Vale do Ruhr é a maior área metropolitana da Alemanha. Situa-se na região de Nordrhein-Westfalen e dela fazem parte cidades como Dortmund, Essen e Duisburg. Com cerca de 4000 km2 e 7 milhões de habitantes, já foi o maior pólo europeu das indústrias de aço e carvão. Estas indústrias representaram o motor económico da região durante mais de um século mas, com a extensa reestruturação que estes sectores sofreram no final do século XX, a região deparou com um crescente abandono das siderurgias e minas de carvão outrora em actividade e com uma severa degradação e contaminação ambiental das áreas industriais e envolventes.

Para fazer face a este cenário, de decadência e poluição, bem como para dar um novo rumo ao desenvolvimento do Vale do Ruhr, o governo regional lançou em 1989 um plano de revitalização ecológica, económica e urbana intitulado International Building Exhibition Emscher Park (IBA) que durou 10 anos. O plano foi direccionado para melhorar a qualidade das áreas envolventes às zonas industriais abandonadas, e revitalizar as fábricas, poupando assim recursos financeiros, através do uso das infra-estruturas existentes.

Um dos projectos chave do IBA foi o Emscher Park, que consiste num corredor verde que se desenrola pelas 17 cidades da região, seguindo o curso do rio Emscher e usando as áreas industriais abandonadas como formas inovadoras de zonas verdes e de lazer. Os projectos levados a cabo no desenvolvimento do parque variaram entre o aproveitamento de terrenos abandonados, construções em pequena escala, instalação de biótopos e plantação de árvores. Antigas minas e siderurgias deram lugar a espaços para concertos e exposições. Nas antigas colinas formadas por pilhas de carvão esculpiram-se paredes de escalada e transformaram-se em áreas relvadas. E as antigas estradas industriais e linhas ferroviárias servem agora de trilhos para caminhadas.

Com o fim do IBA em 1999, um novo plano de reestruturação denominado Project Ruhr foi posto em acção, tendo como principal objectivo a despoluição e regeneração do rio Emscher, que atravessa 70 km da região. Desde o final do século XIX, o Emscher foi usado como esgoto a céu aberto, pois era inviável construir saneamento subterrâneo devido ao risco de desabamento de terras causado pela rede de galerias das minas. O projecto promoveu a recuperação do rio através do desenvolvimento de redes de saneamento, do reperfilamento do curso do rio para uma melhor gestão de inundações e diminuição da velocidade das correntes, e da introdução de árvores e plantas nativas ao longo da margem, melhorando a qualidade da água e dos ecossistemas da região. Este plano deverá estar completo em 2014. Ao todo, o processo de regeneração da área exigiu um investimento de 4400 milhões de euros mas as melhorias na qualidade ecológica, estética e cultural da região são indiscutíveis.

O Vale do Ruhr foi eleito Capital Europeia da Cultura 2010 e a Mina de Carvão de Zollverein (também conhecido como a mais bela mina de carvão do mundo e que presentemente alberga o Museu Ruhr) é Património Mundial da UNESCO desde 2001.

 Emscher Park
Created By: Joana Gabriela Bartolomeu Maio
Published: 15-05-2010 8:51

Comments

Gstei!

=) bom artigo
Mariana Soares Moreira Dias at 01-06-2010 15:22

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto