Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Procurar alojamento em Milão
Procurar alojamento em Milão

Catarina Ferreira | C13

 

Sonae Sierra

Milão | Itália

 

Parte da experiência INOV Contacto consiste em encontrar alojamento no nosso local de destino. De uma maneira ou de outra, todos acabam por conseguir. No entanto, há com certeza alguma informação que, se tivéssemos sabido logo no início, nos teria facilitado a procura. Porque aquilo que se foi aprendendo sobre o assunto ao longo destes meses pode ser útil aos próximos recém-chegados à capital da moda e do design, aqui ficam algumas dicas à rede.

 

Esclarecer conceitos

Para as várias divisões das casas, os italianos usam o termo locale, e aqui incluem não só quartos (stanza ou camera da letto) e salas (sala ou soggiorno), mas também a cozinha (cucina). Em Milão, nas casas mais pequenas, é frequente a sala e a cozinha serem uma única divisão, tipo kitchenette. Assim sendo, um monolocale corresponde a um pequeno estúdio ou T0 com kitchenette, integrando quarto, sala e cozinha, normalmente com um sofá-cama (divano letto). Os monolocale com angolo cottura (literalmente ângulo ou canto cozedura) têm uma amostra de cozinha que não dá para muito! Continuando nesta lógica, um bilocale tem uma stanza e uma cucina/soggiorno; já um trilocale pode ter duas stanze e uma cucina/soggiorno ou uma stanza, um soggiorno e uma cucina e assim por diante. Em todos os casos, a única divisão à parte é a casa-de-banho (bagno).

 

Saber ler as despesas

Para evitar surpresas desagradáveis com as contas, convém perceber exactamente do que se está a falar quando se olha para o valor da renda. Regra geral, as despesas de condomínio (spese condominiali) incluem também a água (acqua) e o aquecimento se for central (riscaldamento centralizzato). Estão de fora a luz (luce), o gás (gas) e o aquecimento quando não está ligado ao sistema do prédio (riscaldamento autonomo). Não havendo indicação em contrário, normalmente os valores num anúncio incluem apenas as despesas condominiais. É preciso, pois, prestar atenção e ver se há alguma informação sobre o tipo de aquecimento e as restantes despesas (se estas últimas já estiverem incluídas, virá qualquer coisa do género spese comprese ou spese incluse junto ao valor da renda).

 

Algumas expressões e indicações úteis

Aria condizionata, ar condicionado. Milão é impensável no Inverno sem aquecimento e difícil de suportar nos meses de Verão sem um sistema de refrigeração. Verificar se a casa tem, por exemplo, ar condicionado, pode ser uma boa ideia.

Arredato/ammobiliato, mobilado. Algumas casas/quartos podem estar apenas parcialmente mobilados (parzialmente ou semi arredato).

Arredato e corredato, mobilado e com enxoval (corredo), como lençóis (lenzuole) e afins.

Ascensore, elevador. A maior parte dos edifícios milaneses são altos. Como a partir da simples morada não se consegue saber qual o andar (piano), convém descobrir qual é e se o prédio tem elevador ou não. Subir com malas de viagens ou sacos das compras até um 6º ou 7º andar não é para todos!

Caparra, caução. Renda antecipada que o senhorio pede quando se entra na casa; o número de meses a que corresponde a caparra é variável e alguns nem pedem. Para além da caução inicial, a renda pode ter de ser paga a cada três meses em vez de mensalmente.

Citofono, intercomunicador (junto à porta da rua). Os endereços não têm indicação do número do andar nem se é do lado esquerdo ou direito. Em vez disso, as campainhas no intercomunicador estão identificadas com o sobrenome do dono ou actual morador da casa. Por isso, quando se vai a uma casa milanesa, o que é preciso perguntar para a encontrar é o número da porta e o respectivo nome que aparece no citofono.

Piano terra, rés-do-chão.

Lavastoviglie, máquina de lavar loiça.

Lavatrice, máquina de lavar roupa.

Stanza doppia, quarto duplo, i.e., um quarto para dividir com alguém (camera in condivisione).

Stanza singola, quarto individual.

 

Web sites com anúncios

Com o elevado número de pessoas que aqui moram e trabalham vindas de fora de Milão, o aluguer de quartos e casas é um grande negócio na cidade. Alguns dos sites especializados no assunto e que podem ser uma grande ajuda são:

·   www.easystanza.it

·   www.secondamano.it

·    www.milano.bakeca.it

·    www.kijiji.it/case/annunci-milano

Outra opção é estar atento aos característicos anúncios de rua, pois é frequente encontrar coloridos papéis A4 dizendo “affitasi” (aluga-se).

 

Milão é a cidade com o custo de vida mais caro de Itália – convém estar preparado para os preços. A cidade tem 3 circulares que correspondem às antigas muralhas e portas da cidade, sendo a interior a que está mais próxima do centro histórico e, logicamente, a mais cara. Só a título de exemplo, uma stanza singola situada na faixa entre a primeira e a segunda circular, que com a boa rede de transportes públicos é uma zona de fácil acesso ao centro, ronda os 700/800€ por mês (despesas incluídas).

 

A todos os futuros milaneses, estagiários ou não, in bocca al lupo

 

 

Created By: Catarina Rodrigues Aguiar Ferreira
Published: 03-01-2010 8:10

Comments

Re: Procurar quarto/casa em Milão

Crepi lupo
Nuno Miguel Várzea at 17-08-2009 16:10

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto