Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Portuguese Day Parade em Newark
Portuguese Day Parade em Newark

Joao Sena na Wall Street

João Sena | C13

Critical Links, Inc.

New Jersey, Estados Unidos

 

Ao longe ouviam-se os ritmos de música popular portuguesa (a nossa tão querida música “Pimba” que sabe tão bem ouvir ao fim de uns meses fora do nosso Portugal), e cheirava-se a sardinha assada e as febras acabadinhas de virar… não, não estamos no Bairro Alto a celebrar os santos populares… estamos em Newark, a comemorar o Dia de Portugal!

A Portuguese Day Parade é um evento anual que ocorre num dos fins-de- semana adjacentes ao 10 de Junho. É organizado há 30 anos pela Fundação Bernardino Coutinho e destina-se a celebrar o dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. Os festejos atraem anualmente cerca de 1 milhão de pessoas.

Assim que entramos no recinto do restaurante Ibéria, no início da Ferry Street (Portugal Avenue) que tem o tamanho de um campo de futebol, ficamos de tal forma envolvidos na atmosfera tão portuguesa que lá se sente, que é inevitável saltar para a pista e dançar a última “malha” do Quim Barreiros. Os nossos emigrantes e seus descendentes asseguram que nada falta para nos sentirmos realmente em casa: desde chouriço e caldo verde, às tão bem-vindas minis da Sagres.

No entanto, é à medida que vamos percorrendo a Ferry Street que nos impressionamos com a verdadeira dimensão dos festejos. A avenida, que tem cerca de 3 km de comprimento está fechada ao trânsito durante todo  o fim-de-semana. Ao longo desta, fundem-se culturas brasileiras, mexicanas, porto-riquenhas, colombianas, equatorianas… desde a gastronomia à música, sempre sob o tema do Dia de Portugal. Ambos os lados da rua estão repletos de tendas e roulottes, que oferecem as comidas, bebidas e “quinquilharias” tradicionais de cada país, e nos brindam com músicas de todo o tipo: rock, latina, pop, house, electro… sempre a variar enquanto caminhamos.

A diversidade é imensa, tanto a nível de gastronomia como de etnias. Centenas de milhar de pessoas de todo o mundo povoam a rua a saborear sardinhas assadas, enchiladas, hot dogs, picanha, quesadillas, caipirinhas, cerveja, sangria, pina-colada, entre muitas outras especialidades.

O ponto alto dos festejos é a famosa “Parada”. Ao estilo brasileiro, desfilam séries de camiões onde os organizadores dançam, cantam, fazem demonstrações de artes marciais como capoeira e taekwondo, exibem posters e galhardetes do Benfica… numa mistura inimaginável, que este ano culminou com uma cara bem conhecida num grande descapotável a distribuir sorrisos e lançar beijinhos aos espectadores, a nossa Luciana Abreu!

Até as leis dos Estados Unidos se dobram perante tais festejos. Sim, durante o festival é permitido desfrutar de uma boa cervejinha ou qualquer outra bebida alcoólica em plena rua, algo a que nunca assisti em nenhum outro lugar nos “States”.

Para terminar em grande, nada como os espectaculares concertos no final da noite. Os sons vindos do palco, onde bandas tocavam covers nacionais e internacionais, temperados com uma chuva forte e constante que mesmo assim não levava ninguém a abandonar o recinto, recriavam um ambiente à Woodstock. No final, milhares de Americanos, Latinos, Brasileiros, Portugueses e muitos outros vibravam ao som do hino “Contentores” dos míticos Xutos e Pontapés.

Espectacular!

Created By: João Pedro Dos Lóios Sena
Published: 23-10-2009 8:01

Comments

Boas

Gostei o Post.. mesmo.. parece ter sido grande animação... gotava de estr ai para viver o ambiente...

grande abraço
Helder Manuel Alves de Castro at 29-12-2009 9:59

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto