Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Mérida- Capital de Extremadura
Mérida- Capital de Extremadura

Simone Ponte | C13

Aicep Portugal Global

Mérida | Espanha

 

Extremadura - Visão Global

A Extremadura é uma Comunidade Autónoma Espanhola, composta por duas Províncias: Cáceres (norte) e Badajoz (sul) situada no quadrante Sudoeste da Península Ibérica, tendo como capital a cidade de Mérida.

A Extremadura é limitada a Norte por Castilla e Léon (pelas províncias de Salamanca e Ávila); a sul por Andaluzia (províncias de Huelva, Sevilha e Córdoba); a Leste por Castilla-La Mancha (províncias de Toledo e Ciudad Real) e a Oeste por Portugal.

 

Esta é a quinta região espanhola em superfície, com uma extensão de 41.634 km2, que representa 8,3% do território espanhol. Goza de uma situação estratégica privilegiada e de grande interesse socio-económico dentro do eixo formado pelas cidades de Madrid-Lisboa-Sevilla, a qual se consolidou na última década com a construção de importantes infra-estruturas de comunicações.

 

A região de Estremadura conta com uma população de 1.086.373 habitantes com uma densidade populacional de 26 hab/km2. Os principais núcleos populacionais são as suas duas capitais de província, Badajoz e Cáceres, a capital regional, Mérida, e alguns municípios como Plasencia, Navalmoral de la Mata, Don Benito, Villanueva de la Serena, Almendralejo ou Zafra. Por zonas, a população extremenha concentra-se de forma primordial em áreas bem definidas: o triângulo Badajoz-Mérida-Cáceres, nas margens do rio Guadiana e a norte do rio Tejo.

 

Mérida – Capital de Extremadura

A cidade de Mérida, dada a sua condição de Capital de Extremadura, e com território que olha para a Europa, tornou-se numa cidade de excelente destino turístico, comercial e residencial.

 

Mérida projecta-se face ao futuro, como uma cidade moderna, acolhedora, cómoda e receptiva para a implementação de grandes superfícies e empresas comerciais e consolidação de um tecido comercial existente.

Hoje vivem-se tempos de crise, mas também tempos de oportunidades e deve-se estar preparado para a abertura a novos mercados, por ser a capital de Extremadura com sede das instituições públicas e privadas de âmbito regional, a sua localização estratégica e a sua boa rede de comunicações, como nó de comunicações que une comercialmente todos os mercados de Espanha e Portugal, tendo em conta que, em Mérida, confluem as principais auto-estradas que inter-relacionam o território espanhol e português, podendo criar-se assim redes comerciais mais frutíferas e económicas para o mundo empresarial.

 

As três principais auto-estradas que permitem a Mérida ser a capital de investimento, comércio e desenvolvimento são: A-5 (Madrid-Lisboa); A-66 “La Plata” (Gijón-Sevilla) e a A-43 (Sevilha-Lisboa). Em projecto encontra-se o percurso do Comboio de Alta Velocidade (AVE) Madrid-Portugal com paragem em Mérida, as líneas férreas existentes em todas as direcções Badajoz, Sevilha, Madrid e Cáceres têm paragem em Mérida e no futuro contar-se-á com um centro intermodal de mercadorias e porto seco.

 

É a única grande cidade de comarca que, do ponto de vista industrial e comercial e de prestação de serviços públicos, congrega 75% da actividade económica.

Cidade Capital Política e Administrativa que conta com uma população flutuante de 7000 empregados públicos da Administração Regional que se deslocam diariamente desde as suas cidades de origem para trabalharem na Capital Autónoma, mais os cidadãos da região e do resto dos país, que se deslocam à cidade em negócios ou reuniões, são os potenciais clientes de grandes empresas industriais e comerciais.

 

É muito mais fácil uma empresa instalar-se na capital de Extremadura do que na província de Badajoz ou Cáceres, devido ao pólo de atracção e influência, e também devido à sua centralidade e à boa rede de auto-estradas

Actualmente, a actividade industrial de Mérida, reparte-se fundamentalmente em sete focos: os cinco Polígonos IndustriaisEl Prado (principal ponto chave industrial da cidade), Polígono Reina Sofia, Las Palmeras, Albarregas e Carrión), e duas zonas urbanas – San Juan – Maria Auxiliadora e Carretera de El palo, além disso conta também com a zona privada de Cepansa.

 

A superfície industrial de Mérida com os cinco polígonos referidos é de 1.759.520m² (em princípios de 2008), mais uns 1.400.000m² recentemente aprovados.

 

É importante também referir que Mérida é uma cidade turística que recebe anualmente 276.000 turistas, sendo esse número nas datas mais importantes, como a semana santa  de 31.600 pessoas e em feriados  de 11.600 pessoas.

 

 

Created By: Simone de Fátima Martins Ponte
Published: 18-05-2009 17:52

Comments

Mérida

Hey amiga, contaste cmg nas estatísticas?
:P
Sofia Isabel Viana Carvalho at 02-06-2009 18:01

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto