Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Um Grupo Efacec, várias culturas empresariais - Mercados da Roménia e Espanha
Um Grupo Efacec, várias culturas empresariais - Mercados da Roménia e Espanha
 
      
                             
 

INOV Contacto C16 - 2012

Grupo 16:

Andreia Isabel Soares Gonçalves

Joana Filipa Patrício de Oliveira e Sousa

 

Embora o Grupo Efacec prime pela uniformidade de procedimentos de trabalho e gestão de recursos, a nossa visão levou-nos a descobrir particularidades interessantes dos nossos mercados:

- O mercado espanhol tem muitas vantagens por estar aberto à internacionalização, embora seja muito complexo regional e legislativamente e, com a crise actual, a facturação das empresas e a sua capacidade de contratar esteja a ser afectada.

- O mercado romeno está em desenvolvimento com a entrada na UE e com a facilidade das trocas comerciais, mas as elevadas taxas de corrupção afastam a confiança no investimento.

Por outro lado, vemos que nas estruturas organizacionais existe maior complexidade em Espanha, pois a dimensão das empresas é maior.

 

É curioso que embora em Espanha e na Roménia as relações de trabalho sejam informais, em Espanha é muito normal tratar toda a gente por “tu”, enquanto na Roménia fica bem dirigir-se por Dumneavoastra e é raro ver-se um trabalhador de fato. Na liderança e no trabalho em equipa, em Espanha, o líder directo é uma pessoa próxima que está pronta a orientar e “pôr as mãos na massa” para ajudar.

Na Roménia todos trabalham em equipas pequenas e a liderança é simultaneamente firme e tolerante.

 

Na comunicação com portugueses as dificuldades são maiores na Roménia, porque o fuso horário e a língua são mais distantes. Entre colegas, o formato da comunicação é curioso: não é raro fazer-se uma pergunta em Inglês a outro português e a resposta ser em Romeno. Em Espanha, acontece dizermos palavras em português pensando que são iguais em espanhol, e não são.

E os métodos de trabalho? Em Espanha, nos escritórios, tentamos fazer o trabalho da forma mais concentrada possível para que tudo fique terminado antes do tempo. Em campo, o chefe organiza equipas e materiais consoante os prazos, acompanhando o processo. O mesmo acontece na Roménia. Mas é necessária maior rigidez na coordenação das equipas pois as condições climáticas extremas podem ser um desafio para os trabalhadores. Há uma tendência para se impor o ritmo de trabalho da Efacec-Portugal. Mas é frustrante esperar seriedade de todos os profissionais. Enfim, rir é o melhor remédio para tolerar comportamentos mais sui generis.

E como são os hábitos diários? No dia-a-dia espanhol, almoçamos tarde, fazemos algumas pausas para comer, beber, fumar, confraternizar com os colegas, quando possível. Já na Roménia não há horas para refeições e não se sai para almoçar. As pausas para fumar ou tomar café são mais valorizadas do que a de almoço. Mas, os hábitos portugueses instalam-se: o café é servido curto, respeita-se a hora de almoço e pede-se licença para interromper a reunião, quando o bom senso ajuda.

E o ambiente de trabalho? Em Espanha é descontraído mas sério, embora nos possamos rir de alguma piada. Na Roménia respira-se uma certa tranquilidade, pelo que tem de se impor austeridade, mas os trabalhadores parecem mais vulneráveis. As reuniões de trabalho reflectem este espírito em ambos, apesar de na Roménia não ser incomum interromper uma reunião por qualquer motivo trivial. A língua das reuniões em Espanha é o Espanhol ou “portinhol”. Os espanhóis dizem o que pensam abertamente e mantêm-se fisicamente próximos.

E na Roménia utilizamos o inglês, que tende para o romeno. Os Romenos são um povo transparente, mas com um leve filtro que impede pensamentos de se tornarem palavras. Há que ter paciência para comentários menos próprios e para o tratamento não equitativo entre géneros. 

                 
Created By: Andreia Isabel Soares Gonçalves
Published: 09-11-2012 12:00

Comments

Re: Um Grupo Efacec, várias culturas empresariais - Mercados da Roménia e Espanha

"Os Romenos são um povo transparente, mas com um leve filtro que impede pensamentos de se tornarem palavras. Há que ter paciência para comentários menos próprios e para o tratamento não equitativo entre géneros."

Interessante... Estou a 4 anos na Romenia e nunca me tinha apercebido desse filtro que impede os pensamentos de se tornarem palavras...Achas que e mesmo assim?
NUNO MIGUEL CORREIA MARQUES at 29-11-2012 16:19

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto