Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > 'Be sure to wear some flowers in your hair' (Narrativa do viajante)
'Be sure to wear some flowers in your hair' (Narrativa do viajante)

Guilherme Quintela | C15

Cisco Systems

San Francisco | USA

 

Passados os primeiros momentos (meses) de espera, ansiedade, dúvida, eis que chega o veredicto final: País destino: E.U.A.! Cidade: São Francisco, Califórnia! Fui colocado, portanto, no país onde, como se diz, se podem concretizar todos os sonhos, vivendo o famoso “American dream”. Euforia, felicidade, êxtase… Todo um aglomerado de sentimentos a fluir à flor da pele… Medo? Receio? Qualquer sentimento menos positivo afoga-se perante a imensidão de um mar cheio de possibilidades que uma aventura nos E.U.A. tende a regalar.

Para nós, Portugueses em geral, Califórnia significa sol, calor, praia, corpos esbeltos, carros desportivos… Toda aquela cultura emitida pela caixinha mágica em que Hollywood formata os nossos mundos. Verdade? Nem por isso... Se há calor, praia, carros desportivos, pessoas bonitas? Sim, mas isso também temos nós no nosso pequeno/ grande Portugal.

Falando de São Francisco, a cidade oferece uma diversidade cultural imensa, onde todos os preconceitos anteriormente referidos se desvanecem à medida que se atravessa os diversos bairros em que a cidade se divide. Pela história, a Califórnia já foi, outrora, parte do México, portanto não é de todo de estranhar que deambulando pelas ruas, se ouçam ambos os idiomas e tudo o que está escrito em inglês esteja também em espanhol, ou que um dos maiores bairros em São Francisco seja a Mission District onde a maioria da comunidade Mexicana e latina vive.

Outros bairros mais sonantes são a Chinatown, onde vive a maior comunidade chinesa fora da China, Japantown, Little Italy, Castro District onde se concentra a maior comunidade gay do Mundo, Haight Ashbury onde se usam flores no cabelo respondendo ao apelo da canção de Scott McKenzie, e se respiram ares de felicidade, juntamente com a comunidade Hippie aqui instalada.

O Golden Gate Park oferece-nos o maior pulmão da cidade, espaços verdes infinitos que fazem inveja a qualquer campo de golfe e onde se podem visitar famosos jardins japoneses, lagos e cascatas, que já foram cenário de vários filmes de Hollywood, terminando em Ocean Beach, o maior areal na cidade de São Francisco, mas que, mesmo assim, deixa muito a desejar em relação às praias portuguesas!

Os maiores ícones da cidade aos olhos de um turista, para além dos bairros mencionados, talvez sejam a famosa Golden Gate Bridge, que serviu de molde à nossa 25 de Abril, a famosa prisão de Alcatraz no coração da baía, e Fisherman’s Wharff talvez seja a zona mais turística da cidade, onde a cidade termina e o mar começa, oferecendo uma variedade de lojas de souvenirs e um aglomerado de restaurantes que faz sentir o aroma a marisco ao longo das ruas.

Outra visita obrigatória, após apanhar um eléctrico que, provavelmente, outrora vagueou pelas rua da nossa Lisboa, é o centro da cidade, Union Square, a downtown de São Francisco no seu melhor, rasgada pela Market Street onde o comércio mais chic se encontra, e onde a Financial District começa, sendo portanto uma zona onde se tropeça ora no mais bem-sucedido homem de negócios passeando-se no seu fato, ora num sem-abrigo pedindo uns dólares para comer, beber ou mesmo para viajar, da maneira mais original possível.

A vida nocturna de São Francisco tem muito que contar, mas não após as 2 horas da manhã. A partir daí qualquer bar/discoteca fecha e o consumo/venda de álcool é estritamente proibido. Entende-se então o porquê das famosas ‘Happy hours’ com início às 4 horas da tarde, e que um restaurante feche a cozinha às 21-22h. São costumes a que um Europeu como eu teima em não se adaptar... Solução? “Em Roma sê Romano”, em São Francisco (Califórnia) sê Americano e não estranhes ter que jantar às 18h para aproveitar o resto de noite ao máximo, se não... Porque não uma fuga até Las Vegas (10 horas de carro)?

“If you’re going to San Francisco, be sure to wear some flowers in your hair, if you’re going to San Francisco, you’re gonna meet some gentle people there...” Scott McKenzie, in 'San Francisco'

Created By: Guilherme Pinto Cardoso Alegria Quintela
Published: 31-05-2011 18:16

Comments

Re: 'Be sure to wear some flowers in your hair' (Narrativa do viajante)

Muito bem escrito. Retrataste muito bem a cidade :)
Maria Carlos Candeias da Silva Luís at 31-05-2011 18:41

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto