Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Movida madrileña
Movida madrileña
 

Gonçalo Santos | C14

Sinase-RH - Recursos Humanos, Estudos e Desenvolvimento Empresas, Lda

Espanha

 

Quando se muda de país mudam-se as rotinas.  Até aqui nada de novo...

A teoria é muitas vezes maçuda, incompreensível ou previsível. Por vezes, a prática é muito mais interessante do que aquilo que vem nos livros ou sai de bocas de filósofos.

Agora a minha morada é espanhola, o meu número de telefone também, o meu bairro é Chueca/Gran Via, moro no coração de uma capital e a língua que oiço diariamente nao é a minha.

Nao ando de carro, felizmente. Voltei a andar só de metro, de autocarro e a pé como fazia na era do secundário.

 

Viver em Madrid é sinonimo de "correr" uma cidade que não dorme. De manhã à noite a cidade encontra-se repleta de pessoas, e talvez porque nao conhecesse Madrid sem ser o Aeroporto de Barajas, ficou-me esta impressao. É impressionante a vida que esta cidade tem, sair do trabalho às 18/19h e ir para uma "tapa y cañas", um ritual quase sagrado da vida madrileña, tal como jantar por volta das 23 h. Aliás quando cheguei achava muito estranho ser sempre o primeiro a entrar no restaurante, só quando ja estava  a pagar é que começavam a aparecer as primeiras pessoas.

 

Madrid, capital espanhola é tambem o centro financeiro de um país em crise, que aos meus olhos, de crise nao tem nada. (refiro-me ao que vejo no centro da cidade). Pode-se considerar uma metrópole, com 7 milhões de habitantes, e arrisco-me a dizer que 1/3 são estrangeiros - da América do Sul, europeus, asiáticos - em Madrid encontra-se de tudo. Apesar de não ser das cidades mais bonitas da Europa, Madrid é uma cidade frequentada por turistas 365 dias por ano, a andar por puertas del sol, e é usual ser convidado para almoçar, oferecerem uma caña com a refeiçao é normal, numa cidade que vive muito com o turismo.

 

Relativamente ao trabalho, após ter sido trocado o meu destino de Angola por Madrid, tenho que confessar que nenhum dos dois destinos me seduziu muito, mas acho que é normal e não fui o único com esta ideia. Madrid encantou-me e, embora a consultora onde eu esteja a fazer o meu estágio não seja muito vocacionada para a minha área, (é uma consultora de engenharia), souberam tirar proveito, das minhas capacidades académicas para os ajudar a crescer e a internacionalizar-se, visto que o mercado brasileiro era um dos objectivos para o ano 2011.

 

Posso, com isto, concluir que Madrid irá ter sempre um espaço guardado no meu coraçao.

 

Created By: Gonçalo Filipe Pinto Santos
Published: 11-09-2010 12:36

Comments

Madrid...

Eu até agora acho que é a capital europeia que menos gosto. Tambem nao a conhecia mas as suas ruas seduzem pouco... a coisa positiva é que por ser a capital, tem de tudo para comprar. Enfim, é só a minha segunda semana aquí. Abraços!
Carlos Alberto Xochicale León at 26-01-2011 11:37

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto