Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Pelas Estradas de Moçambique…
Pelas Estradas de Moçambique…

Sofia Teles | C14

Higest Moçambique Lda.

Maputo | Moçambique

 

Desde que cheguei a Moçambique, uma das experiências que mais me têm trazido peripécias e aventuras, é percorrer este país pelas estradas e caminhos que o atravessam. 

Em Maputo as ruas são esburacadas e o trânsito é caótico. Com a ausência de um sistema de transportes públicos eficiente o número de veículos que transita nas ruas é muito superior ao sustentável. Uma vez que a maioria da população moçambicana não possui poder de compra para adquirir um automóvel, a questão que se coloca é: afinal, como se deslocam os moçambicanos em Maputo? Para além da possível deslocação a pé, solução para muita gente, há as chapas e os machibombos,

As chapas são carrinhas (Toyota Hiace, essencialmente), exploradas por privados que efectuam alguns trajectos entre os principais locais da cidade e que transportam a maioria da população, em geral sobrelotadas. Circulam de forma apressada e frenética, insistindo em passar à frente de todo e qualquer veículo a fim de chegar primeiro à próxima paragem, praticando uma condução desregrada e causando inúmeros acidentes.

 

 

 

Os machibombos são os autocarros que geralmente circulam praticamente vazios, dentro da cidade e carregados de gente e bens, quando se trata de viagens maiores.

 

Diariamente, efectuo o percurso Maputo-Machava (cerca de 20km), durante o qual podemos encontrar de tudo. Deixando Maputo para trás, entramos na auto-estrada e, de imediato, chegamos à portagem. O trânsito na direcção à cidade é tanto, que os veículos ocupam ambas as faixas de rodagem, deixando apenas um pequeno espaço para quem quer circular na direcção contrária. Saindo da auto-estrada, deparamo-nos com estradas num tal estado de degradação, que é necessária alguma perícia na condução para evitar os, ainda assim, frequentes furos nos pneus. Quando chove, a estrada transforma-se num imenso rio de lama, que faz com que haja inúmeros veículos atolados, maioritariamente, as chapas.

 

Rumo a Norte, pela Nacional 1 (que liga o Sul ao Norte do país), a paisagem é verde a perder de vista, o que contrasta com a terra vermelha das margens e até de alguns pedaços da estrada em kilómetros de terra que parece não ser povoada, mas que emana vida.

 

 

 

Pelas bermas há sempre imensas pessoas que caminham, algumas transportando pesos sobre a cabeça, e há sempre alguém que vende algo, desde fruta a artesanato. Na estrada encontramos de tudo, desde animais, pessoas, chapas apinhadas ou camiões carregados o mais possível, desde que ainda consigam andar.

O cenário piora um pouco quando o alcatrão dá lugar à terra batida ou à areia, como é o caso do trajecto em direcção à Ponta do Ouro, a sul de Maputo.

Ainda assim não nos podemos deixar assustar pelos atormentados percursos… a vontade de explorar este país é imensa e quanto mais conheço, mais quero conhecer!

Created By: Sofia Isabel Coimbra Chorão Teles
Published: 22-06-2010 9:14

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto