Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Recomeçar a partir de uma nova realidade
Recomeçar a partir de uma nova realidade
Sofia Lessa | C24 | EU-Legal | Bruxelas, Bélgica
Local de trabalho

Foi a partir desta secretária que surgiu um novo começo, uma nova forma de estar no trabalho. Quando me candidatei ao INOV Contacto em setembro de 2019, estava longe de imaginar o que aí vinha.

Tive a oportunidade, no final do mês de fevereiro, de voar para Bruxelas e começar o meu estágio na EU-Legal. Mal sabia que passado duas semanas regressaria a Portugal para ficar em teletrabalho. Afinal, aquele vírus de que tanto ouvíamos falar não era uma realidade tão distante como julgávamos.

Apercebi-me logo de início de que esta situação iria permanecer durante bastante tempo e que iríamos ter de ficar confinados em casa sem data prevista para sair. Percebi que era necessário adaptar-me e recomeçar a partir desta nova realidade. E, foi assim que rapidamente transformei o meu quarto no meu local de trabalho, fiz das minhas pausas momentos Masterchef na cozinha e passei os sábados de aspirador e esfregona na mão a fazer limpezas profundas a cada canto da casa.

Se há um ano me dissessem que a minha vida iria ser feita toda a partir de casa, não acreditaria.

Certo é que, trabalhar a partir de casa veio esticar o meu tempo e assim conseguir realizar tarefas de uma forma mais organizada e pensada. A azáfama do dia-a-dia normal de trabalho pode levar a que, muitas vezes, não seja possível dedicar o tempo que gostaríamos a determinadas tarefas.

Trabalhar em casa tem-me ensinado que é possível continuar a ter horários, estabelecer metas e objetivos, de uma forma planeada e cuidada. Apesar da distância, o contacto com as pessoas do trabalho é colmatado através de conversas telefónicas via WhatsApp, onde vou recebendo apoio e feedback das tarefas que vou realizando.

Saber recomeçar quando, de repente, nos tiram o tapete debaixo dos pés, é uma das aprendizagens que levo desta edição do INOV Contacto. Um novo começo exige sempre autodeterminação e uma grande força de vontade. Não é por acaso que a raça INOV se caracteriza por ser adaptável às incertezas e mudanças. Por isso, tenho a certeza que as mais de 200 pessoas desta edição C24, em qualquer lugar no mundo onde estejam, conseguiram à sua maneira adaptar-se e recomeçar.

Desta experiência fica a certeza que tudo é incerto e em tudo estamos sempre a começar.

 
Share on Facebook
Created By: Ana Sofia Mena de Matos Lessa Ferreira
Published: 23-10-2020 15:39

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto