Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > 5 coisas que aprendi a viver e estagiar em São Francisco
5 coisas que aprendi a viver e estagiar em São Francisco

Ana Boavida | C22 | Genentech Inc | São Francisco, EUA

Ana Boavida em São Francisco

A cidade é bem mais bonita do que parece

Quando saí do avião em South San Francisco estava um dia cinzento e de chuva, lembro-me de pensar: “que feio que isto é” e à medida que ia viajando de carro até ao centro da cidade a mesma ideia continuava na minha cabeça. No entanto, poucos dias passaram até que começasse a perceber que a cidade é bem mais bonita do que parece, por vezes só temos que olhar para as coisas com uma perspetiva diferente!

Ana Boavida em Twin Peaks – um dos pontos mais altos de onde podemos ter uma vista panorâmica sobre a cidade. Foto cedida por Ana Boavida

Ana Boavida em Twin Peaks – um dos pontos mais altos de onde podemos ter uma vista panorâmica sobre a cidade. Foto cedida por Ana Boavida.

As empresas têm um ambiente muito diferente

O ambiente em contexto de empresa é bastante diferente do que tinha noção ou estava habituada, podemos trabalhar e ao mesmo tempo conviver e divertir-nos. Na Genentech estão sempre a fazer pequenas festas em que oferecem snacks ou almoço, existindo sempre entradas, pratos principais, sobremesa e bebidas! É fácil arranjar almoço grátis… além disso uma vez por mês é organizada uma festa temática onde existe mais uma vez comida grátis, jogos, bandas a atuar, espetáculos de dança (profissionais e de alguns colegas também!). Em alguns edifícios existem salas com TV’s para ver jogos de futebol ou outros desportos, mesas de ping-pong, matraquilhos…

Portuguese people are always smiling

Aparentemente é algo natural dos portugueses pois outros estagiários de edições passadas têm a mesma fama. Foi muito bom sentir que conseguimos arrancar um sorriso ou até mesmo que nos digam “Bom dia” porque nos cruzamos com alguém e esboçamos um sorriso. No dia-a-dia agitado de São Francisco dizer “Bom dia” ou “Até amanhã” entre colegas é raro pelo que mostrando simpatia conseguimos a mesma simpatia de volta. No final trouxe um postal para casa com felicitações dos meus colegas e a palavra que claramente sobressai é “smiling”.

São Francisco é muito liberal e multicultural

A mente das pessoas que vivem em São Francisco é muito aberta e liberal o que faz com que diferentes tipos de pessoas consigam conviver sem problemas, é frequente vermos mendigos a falar connosco como se nos conhecessem, bem como pessoas nuas a passear pelas ruas sem que ninguém as aborde ou julgue. Todos os anos é organizada uma Pride Parade para celebrar a igualdade de género e orientação sexual onde até grandes empresas como a Apple ou o Facebook participam! Nos parques da cidade é frequente ver muita gente a conviver e acabamos por ter contacto com diferentes culturas existentes na cidade, existem também bairros com diferentes influências culturais.

E por fim, nunca dizer nunca

Antes de fazer o estágio do INOV nunca imaginei que poderia trabalhar numa empresa tão conceituada e num país como os EUA, principalmente tão no início da minha carreira profissional…esta experiência elevou as minhas ambições e mostrou-me que tudo é possível basta haver determinação e confiança para aceitar o desafio, somos muito mais do que imaginamos!

Imagem de destaque: cedida por Ana Boavida

Created By: Jose Bourbon
Published: 13-12-2019 17:47

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto