Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Darmstadt, we don’t have a problem!
Darmstadt, we don’t have a problem!
Ricardo Silva | C23 | European Space Agency | Darmstadt | Alemanha
 
Press Room do Centro de Operações da ESA

Partindo da versão célebre da comunicação entre o astronauta John Swigert e o Centro de Controlo de Missões da NASA no decorrer da missão Apollo 13 - Houston, we have a problem - decidi intitular este artigo Darmstadt, we don’t have a problem. Justifico esta escolha por dois motivos: primeiro, porque o meu estágio teve como destino o Centro de Operações da ESA; segundo, porque não tenho nenhum problema a comunicar que ponha em causa a conclusão com sucesso da minha “missão”.

De forma a dar resposta ao tema do artigo, decidi dividir este texto em duas partes. Primeiramente, identificando o impacto da minha experiência a nível profissional e, seguidamente, a nível pessoal.

Como estagiário, fui integrado na equipa de Inteligência Artificial e Inovação de Operações da ESA. Resumidamente, esta equipa tem como foco de trabalho a inclusão de novas tecnologias, principalmente do domínio da inteligência artificial, em procedimentos utilizados em diversas operações.  Tendo chegado a esta equipa com a responsabilidade acrescida de ser o primeiro estagiário INOV Contacto a fazer parte da mesma, foi com agrado que descobri que ia poder trabalhar num projeto aliciante: o desenvolvimento de uma experiência para um satélite (OPS-SAT) que vai ser lançado em outubro deste ano. Este facto, obrigou-me a encontrar a agilidade para, rapidamente, me inteirar do estado atual do projeto, que havia sido começado por um estagiário anterior, e de uma série de conceitos novos para mim. Por outro lado, tive também a oportunidade de aplicar conceitos e técnicas que já havia adquirido anteriormente.

Acima de tudo, esta tem sido uma experiência que vem reforçar algo que tenho como uma máxima: vivendo numa época em que o acesso à informação é mais fácil do que nunca, um fator de distinção num ambiente profissional é, sem dúvida, a rapidez com a qual damos resposta a um problema que nos é desconhecido, sendo eficazes na aprendizagem necessária e ao encontrar uma solução.

Relativamente à componente pessoal, destaco o facto de trabalhar num ambiente internacional, principalmente com pessoas de vários países da Europa, o que tem sido uma experiência muito gratificante. Por exemplo, não consigo deixar de referir que, num dia normal, tenho oportunidade de falar cinco línguas diferentes. Utilizo o inglês (língua oficial da ESA) geralmente, mas também o italiano (a minha segunda língua materna), mesmo em reuniões com colegas ou com o meu supervisor. Por outro lado, os encontros com os vários portugueses que estão cá são frequentes e, enquanto vou dando os meus primeiros passos com o alemão, não são raras as vezes em que tenho a oportunidade de praticar o meu espanhol. Além disso, aconteceu já várias vezes em momentos de lazer com colegas da ESA, não haver nacionalidades repetidas entre um grupo de 8 a 10 pessoas. Tudo isto se traduz num desenvolvimento da minha capacidade de adaptação, comunicação e na possibilidade de conhecer pessoas com culturas efetivamente diferentes, apesar de poderem ser extremamente parecidas a “olho nu”.

Teria certamente a necessidade de mais algumas linhas para relatar tudo aquilo que considero que tem tido um grande impacto em mim, já que, posso afirmar com toda a certeza, tem sido um grande processo de aprendizagem e estou cada vez mais bem preparado para o meu futuro.

Quanto à minha aventura na ESA, talvez não fique por aqui...

Foto de destaque tirada na Press Room do Centro de Operações da ESA. Nesta sala tive oportunidade de assistir a várias apresentações, não só sobre temas inerentes à ESA, como boas práticas no controlo de operações, mas também sobre temas mais genéricos como gestão de equipas/projetos e como ser inovador.

Share on Facebook
Created By: Ricardo Ferreira da Silva
Published: 28-08-2019 22:20

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto